Todos os ministros da Corte votaram pela constitucionalidade da reeleição da deputada como presidente da Assembleia Legislativa. Julgamento será encerrado nesta noite.
O ministro Edson Fachin, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), votou favorável à reeleição da deputada estadual Iracema Vale (PSB) para o cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, referente ao biênio em curso.
O voto foi depositado no plenário virtual na noite desta última segunda-feira, 24.
Fachin seguiu o parecer da ministra relatora do caso, Carmén Lúcia que, além de cravar a legalidade da reeleição da deputada, indeferiu recentemente factoide comunista que objetivava atrasar o julgamento.
Além dos dois ministros já citados, também já haviam se manifestado em favor de Iracema os ministros Luiz Fux, André Mendonça, Nunes Marques, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin.
O julgamento virtual foi iniciado no último dia 14 e o seu encerramento ocorrerá às 23h59 desta terça-feira, 25.
Iracema foi reeleita em 13 de novembro do ano passado após empatar em 21 a 21 votos com o deputado estadual Othelino Neto (PSB), em dois turnos, e sagrar-se vencedora pelo critério regimental de possuir idade superior a do seu oponente.
Derrotado, Othelino, através do seu partido à época, o Solidariedade, judicializou o pleito interno, via Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), alegando que houve mudança no Regimento Interno que atingiram os critérios de desempate.
Iracema é aliada de primeira hora do governador Carlos Brandão (sem partido).
Othelino faz oposição ao chefe do Palácio dos Leões e integra o chamado campo dinista, ligado ao ex-governador Flávio Dino, atual ministro do STF.