Logomarca
Últimas Notícias
Foto do Colunista
Colunista

admin


Papão bate o Sousa (PB) e continua vivo na Copa do Nordeste

Por admin 6 de março de 2025
Papão bate o Sousa (PB) e continua vivo na Copa do Nordeste

O Moto Club finalmente conseguiu sua primeira vitória na fase de grupos da Copa do Nordeste. Jogando na noite desta quarta-feira (5), o Papão derrotou o Sousa (PB) por 3 a 1, no Castelão, numa partida disputada com o campo bastante encharcado devido à forte chuva que atingiu a cidade desde o período da tarde.

O resultado deixou o time maranhense na quinta colocação do Grupo A, provisoriamente, enquanto o representante paraibano caiu para o último lugar. Tudo depende do fechamento da rodada ainda em andamento.

O jogo

O primeiro tempo foi equilibrado, mas, apesar de o Sousa ter maiores oportunidades, foi o Moto quem balançou as redes duas vezes. Aos 21 minutos, a equipe visitante ameaçou com um chute forte, na cobrança de falta por Luan Rodrigues, que bateu na trave e saiu pela linha de fundo.

Quando o time paraibano era mais agudo em busca do gol, foi a vez do Moto abrir a contagem após a falta cobrada por Vitinho. Na falha da zaga, a bola sobrou para Felipe Dias, que tocou para o zagueiro Maurício fazer 1 a 0 aos 31 minutos. Aos 39, o lateral-direito, Bal, avançou e cruzou na medida para o atacante Jean chegar de bate pronto e desviar para as redes: 2 a 0.

A equipe paraibana não se entregou e por muito pouco não diminuiu o marcador num chute de Patrick, que obrigou o goleiro Allan Thiago a defender parcialmente e o zagueiro Maurício afastou o perigo quase debaixo da trave.

No segundo tempo, o Moto voltou mais afoito e, logo aos 13 minutos, Vitinho cruzou da esquerda para a cabeçada certeira de Rick Sena estabelecer 3 a 0 em favor dos motenses. O jogo parecia fácil em favor do Papão, porém, Felipe Dias foi expulso aos 22 minutos, por jogo violento. Depois disso, a equipe paraibana partiu pra cima e diminuiu para 3 a 1, num bate-rebate da defesa e a bola sobrando para Iranilson aos 24 minutos.

Animado com a vantagem de ter mais um jogador em campo, o Sousa bem que tentou fazer o segundo gol, na base do abafa e sucessivos levantamentos para o ataque, mas não se deu bem. Apesar dos 8 minutos dados de acréscimos pela arbitragem, o Moto soube resistir e garantir a vitória.

O próximo jogo do Papão na Copa do Nordeste será contra o Altos (PI), dia 19 de março, em Teresina. No Campeonato Maranhense, o Moto jogará domingo contra o Viana, na Baixada Maranhense.

Ficha técnica

Moto Club 3×1 Sousa
Competição
: Copa do Nordeste – 5ª rodada
Data: Quarta-feira, 05 de março de 2025
Local: Estádio Castelão, em São Luís (MA).
Público: 203 Pagantes e 73 não pagantes – Total: 276 torcedores
Renda: R$ 4.060.00
Árbitra: Elizabete Esmeralda Cordeiro dos Santos Gomes (CE)
Assistentes: Anderson da Silva e Eleuterio Felipe, ambos do Ceará
GolsMoto – Mauricio (31’\1º T), Jean (39’\1º T) e Rick Sena (13’\2º T) ; Sousa – Iranilson (24’\2º T)
Cartão Vermelho: Felipe Dias (Moto)
MOTO CLUB – Allan Thiago, Ball (Luis Gustavo), Luís Fernando, Mauricio, Felipe Dias, Wadson, Vitinho, Lucas Gomes (Mauricio dos Anjos), Jean (Lucas Lopeu), Hadrian (Gustavo Rodrigues) e Rick Sena (Richard). Técnico: Zé Augusto.
SOUSA – Bruno Fuso; Gustavinho (Kiko), Gustavo Alexandria, João Rafael e Iranilson (Estevan) Hebert Cristian (Dhonata), Elielton (Vinicius Silva), Ciro Henrique (Matheusinho), Wellington Junior, Luan Rodrigues e Patrick Dias. Técnico: Paulo Foiani.



Tags: Papão

Comentários


FIFA anuncia Mundial de Clubes Feminino 2028 e Copa das Campeãs 2026

Por admin 6 de março de 2025
FIFA anuncia Mundial de Clubes Feminino 2028 e Copa das Campeãs 2026

Nesta quarta-feira (5), a FIFA anunciou a criação de duas novas competições internacionais para o futebol feminino: a Copa das Campeãs, a partir de 2026, e o Mundial de Clubes, em 2028. A decisão, que busca fortalecer o crescimento da modalidade ao redor do mundo, foi divulgada logo após a aprovação dos torneios durante reunião do Conselho.

“É um dia histórico para o futebol feminino, com a reunião do Conselho da FIFA e a criação da Copa das Campeãs e do Mundial de Clubes Feminino. A FIFA busca cada vez mais o fortalecimento do futebol feminino em todo o mundo, e a CBF comunga com isso”, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Os formatos das novas competições serão similares aos dos torneios masculinos Copa Intercontinental e ao Super Mundial de Clubes, cuja edição de estreia será em junho deste ano.

A Copa das Campeãs estreará em 2026, entre 28 de janeiro e 1º de fevereiro. A competição ocorrerá em anos em que não houver o mundial de Clubes Feminino. Sendo assim, já estão previamente agendadas as edições de 2027 (entre 27 e 31 de janeiro) e de 2029 (entre 24 e 28 de janeiro).

O torneio reunirá seis equipes. A campeã da Ásia enfrentará a vencedora da Oceania na primeira fase. Quem avançar, enfrentará a equipe campeã da África na segunda rodada. A equipe vitoriosa medirá forças com a campeã europeia (Uefa) na semifinal. A outra semi reunirá as equipes campeãs das Américas em torneios organizados pela Conmebol e pela Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf). As finalistas disputarão o título inédito.

Já o Mundial de Clubes Feminino terá 16 times, divididos em quatro grupos. Do total de vagas, cinco serão de equipes europeias, duas da América do Sul, duas da África, duas da Ásia e duas da Concacaf. As demais três vagas serão distribuídas após partidas em uma fase preliminar, com equipes classificadas de cada confederação.



Tags: Copa

Comentários


Carnaval do Maranhão 2025 chega ao fim sem ocorrências graves nos circuitos

Por admin 6 de março de 2025
Carnaval do Maranhão 2025 chega ao fim sem ocorrências graves nos circuitos

Com o final do período de Carnaval deste ano, a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão (SSP/MA) apresentou o levantamento da operações realizadas nos últimos dias, apresentando os resultados do trabalho integrado das forças de segurança. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (5), no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

Em São Luís, na Avenida Litorânea e Centro Histórico, dois principais circuitos de carnaval do estado, os registros mais recorrentes foram furtos de celulares, totalizando 116 casos nos circuitos. Quatro pessoas foram presas por envolvimento nesses crimes. Além disso, houve outras duas prisões em flagrante por importunação sexual, uma na Avenida Litorânea e outra no Centro.

“Mobilizamos cerca de 8 mil policiais para garantir a tranquilidade dos foliões neste que foi o maior carnaval da história do Maranhão. Nos circuitos, como o da Litorânea, onde tivemos três bases, passaram mais de 4 milhões de pessoas, considerando as prévias. Não tivemos ocorrências graves, e esse resultado se deve ao trabalho das equipes de segurança, a quem parabenizo e agradeço”, destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.

Durante o período carnavalesco, a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) realizou mais de 58 mil abordagens em todo o estado, sendo 13 mil na Grande Ilha. O efetivo se somou ao da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Centro Tático Aéreo e Perícia Oficial, que também se empenharam em garantir um festa segura a maranhenses e turistas.

“O nosso policiamento esteve voltado para várias frentes, nas modalidades a pé, montado e motorizado, com torres de observação, contribuindo para que não tivéssemos nenhum ocorrência grave. Essa mesma estratégia foi desempenhada tanto aqui na capital, nos circuitos oficiais, quanto no interior do estado”, pontuou o comandante-geral da PMMA, coronel Pitágoras Nunes.

A Polícia Civil do Maranhão também deu apoio ao trabalho ostensivo, inclusive com policiais infiltrados na folia. Os plantões na Grande Ilha e delegacias regionais também contaram com esquema especial, o que foi essencial para o atendimento da população.

“O resultado foi muito bom, sem nenhum crime violento registrado. A população pôde se divertir com segurança, e as pessoas que foram trabalhar também”, destacou o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Manoel Almeida Neto.

Sobre as ocorrências de furto de celular, o delegado-geral da Polícia Civil lembrou da necessidade do registro de ocorrência com o IMEI (em tradução livre da sigla em ingês fica Identificação Internacional de Equipamento Móvel). É somente por meio do boletim de ocorrência (B.O.), com o número de série do celular subtraído, que é possível fazer o rastreio e consequente recuperação.

“Aquelas pessoas que registraram ocorrência e não fizeram constar o IMEI do aparelho celular devem procurar a delegacia mais próxima para fazer essa correção. Só assim podemos recuperá-lo através do programa Meu Celular de Volta”, destacou.

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) também esteve presente durante todo o período de carnaval no Maranhão. Foram mais de 800 ações, desde primeiros socorros a abordagens a banhistas, conforme explicou o comandante da corporação, coronel Célio Roberto de Araújo.

“Os primeiros socorros que realizamos foram a vítimas que se machucaram ou que passaram mal pelo excesso de bebida alcoólica. As abordagens às pessoas na faixa de praia contribuíram para que não tivéssemos nenhuma ocorrência no mar. Houve apenas uma ocorrência com parapente, mas os nossos guarda-vidas prestaram o atendimento necessário. O saldo foi bastante positivo”, disse.

O Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) também desempenhou um papel essencial na segurança dos foliões, utilizando câmeras de videomonitoramento e tecnologia de reconhecimento facial, inclusive na faixa de praia para prevenir afogamentos. O Ciops também auxiliou no atendimento de mais de 15 mil ligações durante o período.

Além da presença preventiva e ostensiva das forças de segurança, que contou com os sobrevoos do Centro Tático Aéreo (CTA) para isso, o carnaval também foi marcado por ações de conscientização.

A Polícia Civil, por meio da Coordenadoria das Delegacias da Mulher e do Departamento de Feminicídio, esteve nos circuitos promovendo orientações sobre violência, canais de denúncia e distribuição de materiais informativos.

Já a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), reforçou a importância da Lei Seca, alertando sobre os riscos da combinação de álcool e direção e prevenindo acidentes de trânsito, sobretudo na volta para casa.



Comentários


Neguinho da Beija-Flor se despede com título no Carnaval 2025

Por admin 6 de março de 2025
Neguinho da Beija-Flor se despede com título no Carnaval 2025

A Beija-Flor de Nilópolis conquistou seu 15º título no Carnaval carioca, marcando a despedida histórica de Neguinho da Beija-Flor como intérprete oficial da escola. Durante a apuração das notas, já com o campeonato praticamente garantido, o sambista não conteve a emoção, alternando entre momentos de euforia e lágrimas na Cidade do Samba.

Eu não imaginava, estava muito difícil. A Imperatriz também fez um grande carnaval. Vamos festejar, a comunidade merece, ela é a estrela de qualquer escola de samba. Estou aposentando com chave de ouro”, celebrou Neguinho.

Após 50 anos dando voz aos sambas-enredos da Beija-Flor, ele afirmou que continuará acompanhando a escola nos próximos carnavais: “Parei de cantar, não de sofrer”. A agremiação já planeja um concurso para escolher seu sucessor, e Neguinho participará como jurado. “A ideia da Beija-Flor é fazer uma disputa entre os intérpretes da casa. Tem muita gente boa“, revelou.

O intérprete reconheceu que era o momento certo para a despedida: “Tem uma garotada chegando com todo o gás. Tem que deixar para eles agora. A idade chega para todo mundo. O tempo não para, como dizia Cazuza, e estou sabendo reconhecer o meu limite. Marquês de Sapucaí, agora, só no camarote”.

Homenagem a Laíla

A Beija-Flor foi a segunda escola a desfilar na segunda noite do Grupo Especial do Rio de Janeiro, com o enredo “Laíla de Todos os Santos, Laíla de Todos os Sambas”, homenageando o lendário diretor de carnaval da escola.

Na comemoração do título, o diretor de carnaval Marquinho Marino destacou a inspiração que Laíla representou para a conquista: “O mestre Laíla conduziu esse desfile. Pedi muita sabedoria a ele. Sou muito agitado, então procurei pedir calma e paciência. E a vitória foi da equipe, comunidade, diretoria. Ninguém ganha carnaval sozinho“.

A comemoração também foi especial para a atriz Giovanna Lancellotti, musa da Beija-Flor, que celebrou seu primeiro título na escola: “Estou há quatro anos aqui e nunca tinha vivido esse momento. É diferente de tudo que já vi e aprendi. Estou muito feliz. A escola mereceu demais”.



Comentários


Homem é preso após agredir a companheira grávida com garrafa, no interior do MA

Por admin 6 de março de 2025
Homem é preso após agredir a companheira grávida com garrafa, no interior do MA

Na tarde dessa terça-feira (4), a Polícia Civil do Maranhão, prendeu em flagrante um homem ,de 45 anos, pelo crime de lesão corporal contra sua companheira, grávida de 8 meses. O crime e a prisão ocorreram na cidade de Matões .

Segundo o apurado, após uma discussão, o agressor desferiu um golpe de gargalo de garrafa no braço da vítima causando um corte extenso, após ela se defender para que a garrafa não pegasse em sua cabeça.

A vítima foi socorrida e levada para um hospital da cidade de Timon com risco de acelerar o parto em razão do seu estado emocional.

O preso foi conduzido até a Delegacia de Matões e,em seguida, foi levado ao Presídio Jorge Vieira em Timon para aguardar a audiência de custódia.

Segundo o delegado Cláudio Mendes, de sábado a terça-feira de carnaval , quatro homens foram presos pelas forças de segurança pública,pelo crime de violência doméstica na cidade de Matões.



Tags: Prisão

Comentários


Profissionais da saúde pedem faixa etária maior para mamografia de rastreio

Por admin 6 de março de 2025
Profissionais da saúde pedem faixa etária maior para mamografia de rastreio

Entidades médicas apresentaram à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) um parecer defendendo a mamografia de rastreio para todas as mulheres entre 40 e 74 anos. O documento tenta mudar o critério a ser usado pela ANS para certificar planos de saúde em seu novo programa de valorização às boas práticas no tratamento do câncer.

Em dezembro do ano passado, a Agência lançou uma consulta pública para receber contribuições sobre o programa, e divulgou a cartilha preliminar com orientações e critérios para os planos de saúde que desejarem obter a certificação. Mas acabou sendo alvo de protestos.

Um dos principais critérios é a realização de rastreamento organizado, ou seja, a convocação das usuárias para realizarem exames regularmente, mesmo sem sintomas. No caso do câncer de mama, a cartilha seguiu o protocolo do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca): mamografias a cada dois anos para as mulheres com idades entre 50 e 69 anos.

Mas para as entidades médicas, essa faixa etária exclui uma parcela importante da população. Após os protestos, a ANS concedeu um prazo de um mês para que as organizações apresentassem um parecer com evidências científicas, o que foi feito na semana passada.

Aumento de casos

Elaborado em conjunto pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Sociedade Brasileira de Mastologia e Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, o parecer argumenta que em 2024, 22% das mulheres que morreram por câncer de mama no Brasil tinham menos de 50 anos, e 34% tinham mais de 70.

Os estudos reunidos no documento também apontam que houve crescimento de casos de câncer em mulheres mais jovens, e que esses tumores geralmente são mais agressivos e tem mais risco de metástase.

Para as entidades médicas, a mamografia deve incluir essas pessoas, porque o diagnóstico de câncer em pessoas assintomáticas, a partir de exames de imagem, demanda tratamentos que impactam menos a qualidade de vida da paciente, e tem menos risco de recidivas, metástases e mortalidade.

Efetividade

De acordo com o diretor-geral do Inca, Roberto Gil, não há discussão sobre os benefícios do diagnóstico precoce, mas sim sobre a efetividade de aumentar a idade dos exames de rastreamento, que devem ser feitos por todas as mulheres, quando não há sintomas ou suspeita.

“Nossa questão não está baseada na incidência da doença abaixo dos 50 anos, mas nas fortes evidências de que o rastreamento abaixo de 50 anos não tem sensibilidade, aumentando o risco de sobre diagnóstico e de maior número de intervenções, sobrecarregando todo o sistema de Saúde”, afirmou Gil.

Em entrevista anterior, o diretor enfatizou: “A informação científica que temos hoje não é da opinião de um especialista, é da literatura médica, avaliada com o nível de evidência 1, meta-análise e estudo randomizado, que é o maior nível de evidência que se tem. Grande parte dos trabalhos não conseguiu mostrar nenhum aumento de sobrevida na faixa dos 40 aos 50 anos. Só houve aumento de sobrevida na faixa de 50 a 69 anos.”

De acordo com ele, isso se explica pela maior densidade da mama de mulheres mais jovens, o que aumenta as chances de um resultado falso positivo, que precisará ser descartado por exames adicionais, ou até por cirurgias desnecessárias.



Tags: Saúde

Comentários


Wesley Safadão, Durval Lelys e Zé Vaqueiro levam cerca de 700 mil pessoas para o Circuito Vem Pro Mar

Por admin 6 de março de 2025
Wesley Safadão, Durval Lelys e Zé Vaqueiro levam cerca de 700 mil pessoas para o Circuito Vem Pro Mar

Um “mar de gente” lotou a Avenida Litorânea, em São Luís, nesta terça-feira (4) de carnaval para pular e cantar ao som de Wesley Safadão, Durval Lelys e Zé Vaqueiro, no encerramento da temporada 2025 do Circuito Vem Pro Mar, do Carnaval do Maranhão, realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.

De acordo com a Polícia Militar, aproximadamente 700 mil pessoas participaram do último dia de programação na orla marítima de São Luís. Após folia de pré-carnaval em todos os finais de semana do mês de fevereiro e seis dias seguidos de folia no período oficial, o Carnaval do Maranhão 2025 chega ao fim registrando público recorde.

(Foto: Brunno Carvalho)

“A gente passou pela Bahia, a gente passou por São Paulo e os caras de lá falando do carnaval do Maranhão. Eu acho que a energia do público de São Luís, do público maranhense, é fora do normal. Isso torna o carnaval de São Luís esse sucesso, essa repercussão toda que a gente está vendo pelo Brasil”, enalteceu o cantor Wesley Safadão.

O crescimento do público no carnaval maranhense teve impacto direto no aquecimento do turismo e da economia. De acordo com o Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), os hoteis da capital registraram média de quase 90% de ocupação no período.

A expectativa do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) é que o Carnaval 2025 tenha movimentado entre quatro e cinco vezes mais os valores investidos na produção da festa.

De acordo com o governador Carlos Brandão, os bons resultados do Carnaval 2025 são fruto de investimentos públicos em áreas como segurança, somados a parcerias com o setor privado. “Para fazer um carnaval dessa magnitude fizemos um grande investimento em todos os setores, encorajamos a parceria [público/privada] e hoje o carnaval entrou no cenário nacional. Isso não vai parar mais. Nós estamos aprimorando. Ano passado foi bom e este ano foi excelente”, comemorou Carlos Brandão ao lado da esposa, a primeira-dama Larissa Brandão, e do músico Wesley Safadão.

Encerramento com chave de ouro

A festa que marcou o encerramento de mais uma temporada carnavalesca no Maranhão no circuito Vem Pro Mar começou cedo, às 11h, com o sertanejo do cantor Lucas, seguido da swingueira, pagode e samba de Paulinho Melodia. Na sequência, se apresentaram os blocos Vagabundos do Jegue e a tradicional Máquina de Descascar’alho.

Por volta das 17h, Wesley Safadão fez os brincantes cantarem e dançarem embalados em hits como “Farra 100 Limite”, “Pega O Guanabara” e “Não Fosse Tão Tarde”. O público cantou em alto e bom som “Vai, Safadão”, quando o artista atravessou a Avenida Litorânea.

A estudante universitária de São Luís, Vitória Castro, curtiu quase todos os dias de carnaval do circuito Vem Pro Mar com amigas e aprovou a programação. “Um carnaval maravilhoso. Teve a Anitta e agora teve Wesley Safadão cantando todas as minhas músicas favoritas. Amei demais. Esse carnaval foi um sucesso”, relatou.

Atrás do trio elétrico de Wesley Safadão, o baiano Durval Lelys, comandou os foliões com o melhor da axé music. No repertório, Lelys cantou clássicos da extinta banda Asa de Águia e sacudiu os foliões, que não se intimidaram nem mesmo com a chuva.

“Obrigado por estar aqui nesta terça-feira de carnaval, com essa multidão maravilhosa. Meu coração está aqui, cheio de energias positivas, cheio de grandes lembranças de minha atuação com o Asa de Águia. O Carnaval do Maranhão é 10”, disse Durval Lelys.

(Foto: Brunno Carvalho)

A festa de despedida do Carnaval do Maranhão 2025 contou ainda com a energia das atrações locais Mix In Brazil, Samba de Rua e Groovaê. Mas foi no trio liderado pelo piseiro do cantor e compositor Zé Vaqueiro que a multidão cantou em coro sucessos como “Coladin”, “Tenho Medo”  e “Tá Faltando Eu”.

Conhecido como “O Original”, Zé Vaqueiro fez uma apresentação efusiva e não deixou ninguém ficar parado na Litorânea. Zé Vaqueiro desceu do trio, cantou no meio dos foliões, e subiu no carro-pipa que refresca os foliões no circuito.  “É um prazer maravilhoso estar aqui com vocês trazendo nosso show, trazendo alegria e sentindo a energia da Ilha do Amor”, disse Zé Vaqueiro.

(Foto: Brunno Carvalho)

Atrações de peso, artistas locais e turismo em alta

Promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e outros órgãos parceiros, o pré-carnaval e o Carnaval do Maranhão 2025 contaram com centenas de atrações locais nos circuitos Vem Pro Centro e Vem Pra Madre, onde o foco foi a valorização da “prata da casa”, com apresentações de reggae, tambor de crioula, blocos alternativos, além de bandas e artistas locais.

Já para o Vem Pro Mar, na orla de São Luís, foram mobilizados mais de 9 trios elétricos, que fizeram a rotação de apresentações ao longo dos seis dias de folia. Passaram pelo circuito outros grandes nomes da música nacional, como Gloria Groove, Nattan, Anitta e Xand Avião.

Artistas locais completaram a festa levando ao circuito Vem Pro Mar ritmos e a musicalidade única do carnaval maranhense. Com um leque diversificado de atrações, o Carnaval do Maranhão 2025 chamou a atenção de turistas de várias localidades do Brasil e do mundo.

“Com parceria entre setor público e privado trouxemos os maiores artistas do Brasil, fortalecemos a segurança, garantimos estrutura e movimentamos a economia. Restaurantes, bares, hoteis e motoristas de aplicativo, tudo lotado! E pode anotar: o Carnaval do Maranhão entrou de vez no cenário nacional”, celebrou o governador Carlos Brandão.

Segurança reforçada e renda extra na folia

Uma das principais apostas para o êxito da temporada 2025 do carnaval maranhense foi o reforço na estrutura de segurança pública. Ao longo de todo o período carnavalesco, forças de segurança trabalharam de forma integrada garantindo policiamento ostensivo, equipes em viaturas, motocicletas, a cavalo, a pé e policiamento aéreo.

Para este ano foram adotadas estratégias inovadoras, como o monitoramento por câmeras com tecnologia de reconhecimento facial operadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) e o Meu Celular de Volta, programa que auxilia na recuperação de aparelhos roubados, furtados ou extraviados.

Outras duas iniciativas consolidadas no calendário de grandes eventos do Governo do Maranhão também marcaram presença no Circuito Vem Pro Mar em 2025: beneficiários dos programas estaduais Mais Renda e Minha Renda, que oportuniza a inclusão produtiva para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Esse é o caso do autônomo Carlos César Araújo, que há cinco anos é beneficiário do programa Mais Renda. É com a ajuda do programa que ele consegue manter o sustento do lar. O autônomo aproveitou a oportunidade no circuito Vem Pro Mar para faturar renda extra em meio à folia.

“Bom demais as vendas É uma maravilha, muito movimento. A lucratividade é de 100%. Eu estava trazendo mercadoria aqui e voltava para casa sem nada. Trabalham aqui eu, minha esposa e meus filhos. Depois que nós conhecemos esse programa a nossa vida mudou em todos os sentidos”, frisou.

O governador Carlos Brandão destacou a importância da movimentação econômica relacionada ás atividades de carnaval. “Enquanto uns estão se divertindo, outros estão ganhando dinheiro. Esse fator da economia girar é muito importante. A nossa expectativa é que vai girar cerca de R$ 800 milhões. É dinheiro no bolso dos maranhenses, que às vezes estão desempregados. É uma oportunidade para ganhar dinheiro, pagar suas contas e viver melhor a sua vida”, concluiu.



Comentários


Zelensky diz estar “pronto para acabar com a guerra”

Por admin 5 de março de 2025
Zelensky diz estar “pronto para acabar com a guerra”

Em sua primeira manifestação após os Estados Unidos anunciarem a suspensão de auxílio militar à Ucrânia, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que seu país está pronto para “sentar à mesa de negociação o mais rápido possível para alcançar uma paz duradoura algo mais próxima”.

“Estamos prontos para trabalhar rapidamente para acabar com a guerra”, diz o texto publicado em sua conta no X na tarde de terça-feira (4).

No post, Zelensky também detalha o que sugere como próximos passos em direção ao fim do conflito: “As primeiras etapas poderiam ser a libertação de prisioneiros e uma trégua no céu – proibição de mísseis, de drones de longo alcance e de bombardeio de infraestruturas de energia e outras infraestruturas civis – e trégua no mar imediatamente, se a Rússia concordar em fazer o mesmo”.

O presidente disse valorizar tudo o que os EUA têm feito para “ajudar a Ucrânia a manter sua soberania e independência” e classificou como “lamentável” o bate-boca com o presidente americano, Donald Trump, e seu vice, JD Vance, durante sua visita à Casa Branca na sexta-feira (28).

“Nosso encontro em Washington na Casa Branca na sexta-feira não aconteceu da maneira prevista”, escreveu o presidente ucraniano. “É lamentável que tenha acontecido desta forma. É hora de consertar as coisas. Nós gostaríamos que a cooperação e a comunicação fossem construtivas daqui para frente.”

O pedido de desculpas contrasta com a cena tensa do encontro entre os líderes dias atrás.

Zelensky havia viajado aos EUA para assinar um acordo para que os americanos pudessem explorar minerais em território ucraniano. Antes que o documento fosse firmado, contudo, no Salão Oval diante de jornalistas, ele, Trump e Vance protagonizaram um bate-boca acalorado, no qual Trump chegou a acusar o líder ucraniano de estar “jogando com a Terceira Guerra Mundial”.

Zelensky havia rebatido JD Vance em sua afirmação de que o “caminho para a paz” passava pela diplomacia.

O ucraniano apontou que o líder russo Vladimir Putin já havia quebrado acordos antes – ao que Vance respondeu que Zelensky estava sendo “desrespeitoso”.

Zelensky disse então que, embora os EUA estivessem protegidos da Rússia por um oceano, eles sentiriam os impactos da guerra “no futuro”.

O presidente dos EUA rebateu dizendo a Zelensky que não deveria dizer aos americanos como se sentir, pois ele “não estava em posição de apontar isso”.

Trump então ameaçou: “Ou vocês fazem um acordo, ou estamos fora”.

Zelensky foi depois orientado a deixar a Casa Branca, e uma entrevista coletiva que havia sido planejada foi cancelada – assim como o acordo relativo à exploração de minerais.

Na segunda-feira (3), a Casa Branca confirmou que os Estados Unidos fariam uma pausa na ajuda militar à Ucrânia.

Segundo a agência Bloomberg, todo equipamento militar dos EUA que não esteja na Ucrânia ficaria inacessível, como armas em trânsito e armazenadas em depósitos na Polônia.



Comentários


Iniciativa vai selecionar jovens para representar o Brasil na COP 30

Por admin 5 de março de 2025
Iniciativa vai selecionar jovens para representar o Brasil na COP 30

Na próxima terça-feira (11), termina o prazo para jovens negociadores climáticos de todo o país se inscreverem no processo de seleção do Campeão Climático da Juventude (Youth Climate Champion – YCC em inglês). A iniciativa formará a delegação jovem que representará o país nos debates e negociações sobre as mudanças climáticas durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), em novembro, na cidade de Belém (PA).

Podem se inscrever jovens com nacionalidade brasileira e idade entre 18 e 35 anos. Também é necessário morar no Brasil, ter experiência nas agendas de clima e meio ambiente e falar inglês fluente.

A inscrição deve ser feita pelo e-mail selecao.pycc@presidencia.gov.br. É necessário enviar o currículo, comprovação de experiência de pelo menos cinco anos, e o formulário de ciência da Decisão 16 (COP28) que trata do regramento internacional sobre a função, além de dados pessoais (nome completo, data de nascimento, endereço e telefone). Um e-mail de formação será enviado em resposta até o dia 12 de março.

Recursos sobre o resultado provisório poderão ser apresentados até o dia 19 e no dia 21 de março será publicada a lista final com o nome de todos os candidatos habilitados. A lista também será anunciada pelo presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago.

Iniciativa

O Jovem Campeão Climático é uma iniciativa que integra o Programa Presidency Youth Climate Champion de fortalecimento da participação dos jovens nas políticas climáticas e nos processos internacionais de negociação sobre o tema. A estruturação dessa representatividade foi efetivada durante a COP28 ocorrida em 2023, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Os jovens selecionados atuam como embaixadores e representantes da causa climática em conferências internacionais, além de serem capacitados a promoverem ações e políticas em suas comunidades. A ideia é criar uma rede global de articulação e colaboração mútua, além de viabilizar o engajamento direto com especialistas e líderes políticos para levar as perspectivas e vozes da juventude de todos os lugares do mundo.



Tags: Cop30

Comentários


PRF divulga balanço parcial da Operação Carnaval 2025

Por admin 5 de março de 2025
PRF divulga balanço parcial da Operação Carnaval 2025

Nesta terça-feira, 4 de fevereiro, foi divulgado o balanço parcial da Operação Carnaval 2025, que abrange as rodovias federais que cortam o estado do Maranhão, nesse período de festividades.

De acordo com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Maranhão, Antônio Norberto, ocorreram nove acidentes no período de quatro dias, de sexta-feira (28) até segunda-feira (3). Nove acidentes nos quatro dias com nove feridos e um óbito registrado. Esses números podem ser considerados bem baixos, se comparados às estimativas de outros carnavais.

“Também nesses dias a PRF realizou 23 ocorrências policiais, sendo que houve apreensão de animais, crime ambiental, apreensão de madeira e veículos recuperados nesse período. Cinco pessoas foram conduzidas para a delegacia de trânsito por conta de estado de embriaguez, considerado crime de trânsito. Além disso, mais de 2200 pessoas passaram pelo teste do bafômetro; só na segunda-feira foram duas pessoas que foram conduzidas em Imperatriz por fiscalização de alcoolemia naquela região”, explicou Norberto.

De acordo com o inspetor, as fiscalizações continuam sendo realizadas em todo o estado, a fim de garantir que a volta para casa seja tranquila. “O condutor precisa ter muita consciência, viajar com tranquilidade, para que os números da ida sejam repetidos também na volta do feriado”.

Ponte sobre o Rio Pindaré é interditada

Como alerta para os motoristas, o agente da PRF ainda comunica que a ponte sobre o Rio Pindaré, localizada no km 251 da BR-316, entre Santa Inês e Bom Jardim, foi totalmente interditada.

A interdição foi feita pelo DENIT por questões técnicas e de segurança. Veja as rotas alternativas sugeridas pela PRF:

Sobre a Operação Carnaval 2025 no Maranhão

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou a Operação na segunda-feira do dia 24 de fevereiro, nas rodovias federais do Maranhão. Essa ação visa promover a segurança nas estradas durante o feriado prolongado.

A operação faz parte do Programa Rodovida e se estende até o final da quinta-feira, 6 de março, e tem como foco principal o combate à embriaguez ao volante, uma das principais causas de sinistros em 2024.

No período de carnaval do ano passado, cerca de 70 motoristas foram autuados por estarem dirigindo embriagados ou recusarem o teste do etilômetro (bafômetro) e 10 foram presos pelo crime de embriaguez ao volante.

Neste ano, as ações operacionais preventivas iniciaram bem antes do feriado e encerrarão somente após a quarta-feira de cinzas. A medida visa ampliar a atuação voltada à redução de sinistros de trânsito. Durante os dias de operação, haverá um reforço no policiamento com aumento no número de agentes e viaturas em pontos críticos e com uma maior concentração de acidentes, já que é esperado um crescimento significativo no fluxo de veículos durante o período.

Além de estarem dedicadas às ações educativas e de orientação, as equipes reforçarão as fiscalizações com testes de alcoolemia, com o objetivo de coibir a condução veicular sob o efeito de álcool, um problema que tende a se agravar em períodos festivos.



Tags: Interditado

Comentários