Logomarca
Últimas Notícias
Foto do Colunista
Colunista

Wellington Oliveira


Primeiro debate entre os candidatos a prefeito de São Luís será na próxima sexta na TV Alternativa

Por Wellington Oliveira 12 de agosto de 2024

A TV Alternativa, emissora do grupo Meio, será a primeira emissora a realizar debate com os candidatos a prefeito de São Luís. Na manhã desta segunda-feira (12) o diretor da emissora Wagner Silva se reuniu com a assessoria dos candidatos para definir os últimos detalhes do debate. Foram convidados os candidatos  Eduardo Braide (PSD), Duarte Jr. (PSB), Fábio Câmara (PDT), Wellington do Curso (Novo), Dr. Yglésio (PRTB), Franklin Douglas (PSOL) e Flávia Alves (Solidariedade). O debate será transmitido ao vivo a partir das 13h pela TV Alternativa, canal 19.1 e pelo youtube.



Tags:

Comentários


Campeonato de Robótica Reúne estudante de 22 Países no Maranhão

Por Wellington Oliveira 8 de agosto de 2024

Fonte: TV ALTERNATIVA


Tags: Fira2024

Comentários


Maranhão se torna centro mundial da robótica e sedia RoboWorld Cup FIRA 2024

Por Wellington Oliveira 6 de agosto de 2024

A capital maranhense, São Luís, está sediando um dos mais importantes eventos de robótica internacional. A RoboWorld Cup FIRA 2024 foi aberta nesta segunda-feira (5), no Multicenter Negócios e Eventos, no bairro Cohafuma, e segue até a sexta-feira (9). O Governo do Maranhão, por meio do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), é um dos organizadores da competição.

A RoboWorld Cup FIRA 2024 reúne competidores de 20 países, colocando o Maranhão no mapa global, promovendo e incentivando o avanço de tecnologias e inovação, atraindo investimentos estrangeiros, oportunidades de colaboração internacional e projetos de pesquisa, além de dar visibilidade ao estado para negócios e eventos futuros.

O evento reúne mais de 360 equipes de 22 países, sendo que 44 equipes são da rede estadual de ensino. Há, ainda, equipes de outros oito estados brasileiros. Assim o evento promove a competição internacional e incentivar jovens, adolescentes e a indústria a investirem mais na robótica e inteligência artificial. As atividades incluem jogos e competições desafiadoras e motivadoras, projetadas para destacar o melhor de cada participante.

“Para nós é um momento de muita alegria sediar essa competição, que valoriza a ciência, a tecnologia e a inovação. É momento para a troca de experiências que vão fortalecer esses setores no nosso estado. As inúmeras medalhas que os estudantes maranhenses têm conquistado nas diversas competições contam com o apoio do Governo do Maranhão. Portanto, este evento mostra a importância de seguirmos ampliando os investimentos em ciência, tecnologia e inovação”, disse o governador Carlos Brandão.

A diretora-geral do Iema, Cricielle Muniz, ressaltou que o Governo do Maranhão tem garantido que alunos da rede estadual de ensino possam participar de eventos de robótica. “Esta semana São Luís é o centro da robótica mundial. O Governo do Maranhão tem feito investimentos para que alunos de escolas públicas de todos os municípios possam participar de eventos na área, fortalecendo a educação e incentivando os alunos na iniciação científica”, informou.

Kuo-Yang Tu, presidente do Fira, disse estar muito feliz que o evento sendo sediado em São Luís. “Espero que a RoboWorld Cup FIRA 2024 contribua para o desenvolvimento tecnológico do Brasil, especialmente na robótica, e que este seja mais um grande evento para todos nós”, afirmou.

A escolha do Maranhão como sede da RoboWorld Cup FIRA 2024 foi definida após uma competição realizada na Alemanha, onde São Luís se destacou e foi escolhida para sediar este renomado evento, evidenciando o potencial tecnológico e inovador do Maranhão, bem como a capacidade de organizar eventos de grande porte. As atividades incluem jogos e competições desafiadoras e motivadoras, projetadas para destacar o melhor de cada participante.

Oportunidade única
Para os estudantes maranhenses que estão participando a competição é uma oportunidade única para se aprofundar em áreas como robótica, inovação e inteligência artificial. “Não é apenas sobre competição. É uma grande celebração de talentos, inovação e sonhos. É uma oportunidade única para mostrar o que pessoas apaixonadas por robótica podem fazer juntas, construindo um futuro melhor juntos”, comentou Elizabete Pereira, aluna do Iema Tamancão.

Guilherme Eduardo Ferreira, aluno do Iema São Luís, tem grandes expectativas para o evento. “Esta é a primeira vez que eu estou participando de um evento deste e estou muito feliz, pois é uma oportunidade única de expandir meu conhecimento e a partir daqui fazer planos para o futuro, conseguir oportunidades de emprego e guardar essa lembrança de ter vivido essa experiência de uma competição internacional”, comentou.

Carlos Gabriel, aluno do Iema Pleno Cururupu, disse que a competição permite que estudantes de diversos estados do Brasil e outros países do mundo se aproximem e troquem conhecimento. “Assim a gente pode conhecer o que existe de mais moderno e diferente na robótica e inteligência artificial, expandindo nosso conhecimento e fazendo com que a gente se aprofunde ainda mais nesses estudos”, contou.

Sobre a Fira
A Federação da Associação Internacional de Esportes Robóticos (FIRA), que organiza a competição, é a mais antiga do mundo em futebol de robôs, tendo sido criada em 1996 pelo professor Jong-Hwan Kim, em Deajeon, Coreia do Sul, com o intuito de incentivar as gerações mais jovens na indústria sobre a importância da robótica.


Fonte: Governo do Estado


Comentários


MORRE, AOS 88 ANOS, EM SÃO LUÍS O ESCRITOR JOAQUIM ITAPARY

Por Wellington Oliveira 30 de julho de 2024

MORREU NA NOITE DE ONTEM, AOS 88 ANOS, O INTELECTUAL, ESCRITOR E EX-DEPUTADO MARANHENSE JOAQUIM ITAPARY. JOAQUIM ITAPARY ERA MEMBRO DA ACADEMIA MARANHENSE DE LETRAS (AML) E UMA DAS PESSOAS MAIS INFLUENTES NO MEIO LITERÁRIO E POLÍTICO DO MARANHÃO. ELE ESTAVA INTERNADO EM UM HOSPITAL DE SÃO LUÍS. ITAPARY SOFRIA DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA E RENAL E ESTAVA EM TRATAMENTO DE HEMODIÁLISE. O VELÓRIO ACONTECE NO COMPLEXO SALVATORE, NO CALHAU. JÁ O ENTERRO ESTÁ PROGRAMADO PARA AS 16H30, NO CEMITÉRIO DO GAVIÃO, NA CAPITAL.



Comentários


PF faz operação contra importação ilegal de remédio para diabetes

Por Wellington Oliveira 30 de julho de 2024

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta terça-feira (30), quatro mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo e Maranhão com o objetivo de desarticular um esquema de importação ilegal de medicamentos para diabetes.

Denominada “Operação Off Label”, a ação tem como alvo um grupo criminoso, formado por médicos e clínicas, que importam a medicação contra a doença no formato off label para emagrecimento. A prática off label consiste na prescrição de um medicamento fora das indicações aprovadas na bula do medicamento.

O medicamento importado ilegalmente pela quadrilha investigada é o Mounjaro. Em outubro do ano passado, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou este novo medicamento para tratar diabetes.

Este fármaco se mostrou, em estudos, ser mais poderoso que o Ozempic para a perda de peso. A principal diferença entre os dois medicamentos está na composição, segundo especialistas.

Apesar do uso da medicação ser aprovado pela Anvisa, o Mounjaro não é comercializado no país. Por isso, a importação do produto deve obedecer aos trâmites legais.

Segundo o órgão de policiamento federal, a operação decorre das investigações contra um brasileiro, preso neste mês, depois dele desembarcar de um voo de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com 32 caixas do medicamento para diabetes.

Na ocasião, o homem tentou ludibriar o pagamento de impostos das medicações, no valor de quase trinta mil reais.

Após análises de supostos laudos médicos e receitas apresentadas por ele às autoridades, foi comprovado que os documentos eram falsos e que a intenção do suspeito era comercializar a mercadoria no Brasil.

Somente no mês de julho, em decorrência da Operação Off Label, seis pessoas foram presas e 157 caixas do medicamento apreendidas, em um valor somado de quase R$ 400 mil reais.



Comentários


Lençóis Maranhenses concorrem a título de Patrimônio Natural da Humanidade

Por Wellington Oliveira 24 de julho de 2024

Os Lençóis Maranhenses estão mais próximos de alcançar o título de Patrimônio Natural da Humanidade. Começou no domingo (21) a 46ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que decidirá sobre a concessão do título. A análise segue até o dia 31 deste mês na cidade de Nova Deli, na Índia.

Uma comitiva do governo maranhense, composta pelos secretários Pedro Chagas (Meio Ambiente) e Socorro Araújo (Turismo), viajou nesta segunda-feira (22) para acompanhar o processo de votação. O governador Carlos Brandão também integrará a comitiva, mas deve embarcar apenas nos próximos dias.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Pedro Chagas, avaliou com entusiasmo as chances do destino maranhense conquistar o título da Unesco. O selo é concedido pela organização internacional com base em vários critérios, especialmente que o local possua um valor universal excepcional. O objetivo do título é valorizar a importância ambiental do destino e a necessidade de preservação.

“Temos a melhor das expectativas possíveis, pois o Governo Brandão fez o melhor trabalho para atender todos os requisitos e critérios para os Lençóis ser reconhecido como é: como patrimônio mundial natural, por sua beleza natural e encantadora. E vamos divulgar isso para o mundo todo”, comentou o secretário Pedro Chagas antes da viagem rumo à Índia.

Ele ressaltou que de forma prática o título contribui tanto para o turismo como para a preservação ambiental uma vez que torna os Lençóis Maranhenses ainda mais conhecido e traz o caráter de patrimônio mundial, algo que deve ser preservado para futuras gerações de todo o planeta.

“Então isso mostra o nosso potencial turístico e natural. O Maranhão é rico em belezas naturais e o governador Brandão investe nas nossas riquezas. Fazendo esse destino mais conhecido, avançaremos com o turismo e traremos mais renda para a nossa população”, frisou.

Também muito entusiasmada com a avaliação do destino maranhense, a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, destacou o trabalho desenvolvido pelo governo maranhense para a promoção dos Lençóis Maranhenses. Em agosto do ano passado, avaliadores da União Internacional para a Conservação da Natureza fizeram uma visita técnica aos Lençóis com representantes do Governo do Maranhão, do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“Nós recebemos essa missão do governador Carlos Brandão de acompanhar toda essa equipe da Unesco quando esteve aqui para fazer roteiros terrestres e sobrevoos e passaram uma semana fazendo avaliação dos Lençóis Maranhenses para produzirem seus relatórios e pareceres. Agora será a votação, o parecer já foi feito e a votação terá a participação de todos os conselheiros da Unesco sobre a importância dos Lençóis Maranhenses para o mundo”, detalhou a secretária Socorro Araújo.

A gestora destacou a expectativa positiva com a aprovação do destino maranhense para receber o título da Unesco. Segundo Socorro Araújo, a visibilidade dos Lençóis Maranhenses possibilitará a atração de mais investimentos, que será norteada dentro de uma perspectiva sustentável para a região.

“Nós acreditamos que será uma avaliação extremamente positiva e retornaremos da Índia com essa certificação como Patrimônio Natural da Humanidade. Estamos com a expectativa também de buscarmos, ainda mais, a cada dia, a sustentabilidade daquele local com as nossas belezas naturais e de todos os ribeirinhos que moram naquela região e assim trazer para todos nós que trabalhamos com turismo o desenvolvimento social e econômico”, declarou.


Fonte: Direto da Redação


Comentários