Logomarca
Últimas Notícias
Foto do Colunista
Colunista

Rose Castro


Palmeiras sofre pior derrota em 30 anos na Libertadores e precisa de virada inédita para ir à final

Por Rose Castro 24 de outubro de 2025
Palmeiras sofre pior derrota em 30 anos na Libertadores e precisa de virada inédita para ir à final
derrota do Palmeiras por 3 a 0 para a LDU, nesta quinta-feira, em Quito, foi histórica. O resultado, além de colocar o time em situação muito difícil na semifinal da Conmebol Libertadores, torna-se o pior do clube nos últimos 30 anos na competição e agora o obriga a tentar uma virada que jamais se concretizou nesta fase do torneio continental.

A última derrota do Palmeiras por pelo menos três gols de diferença na Libertadores até a noite desta quinta havia sido em 26 de julho de 1995, quando sofreu 5 a 0 do Grêmio, na ida das quartas de final. O Verdão até venceu por 5 a 1 a volta, mas não conseguiu evitar a eliminação.

Durante toda a história da Libertadores, apenas cinco duelos eliminatórios terminaram com o cenário que o Palmeiras precisa, em que o time que perdeu por três ou mais gols na ida conseguiu reverter o placar. Só que isto nunca ocorreu na semifinal.

Três das cinco ocasiões foram nas oitavas de final e outras duas nas quartas. O próprio Verdão de Abel chegou na semi em 2020 com a vantagem de um 3 a 0 em cima do River Plate na ida, perdeu a por 2 a 0 na volta e se garantiu na decisão.

– Eu acredito que é possível na nossa casa fazer o mesmo número de gols ou mais. Não tenho pacto com ninguém. Não vamos ganhar sempre, mas vamos sempre lutar até o último segundo – declarou Abel Ferreira.

Para chegar na final da Libertadores, o Palmeiras precisa vencer quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, por pelo menos três gols de diferença. Se for esta a vantagem, a decisão será nos pênaltis.

Para se classificar de maneira direta, o Verdão tem que golear por quatro ou mais gols de frente. Qualquer outro resultado menor do que um triunfo alviverde por três gols dá a vaga na final para a LDU.



Tags: DERROTA

Comentários


FMF inicia processo de inscrição para o Campeonato Maranhense Feminino 2025

Por Rose Castro 24 de outubro de 2025
FMF inicia processo de inscrição para o Campeonato Maranhense Feminino 2025

A Federação Maranhense de Futebol (FMF), anunciou a abertura das inscrições para as equipes interessadas em participar do Campeonato Maranhense de Futebol Feminino 2025. Os clubes devem manifestar interesse até o dia 27 de outubro, por meio do e-mail oficial: fmfut2025@gmail.com.

IAPE é o atual campeão Maranhense de Futebol Feminino — Foto: Hugo Leonardo/IAPE

A definição do formato e da data de início do campeonato será anunciada pela entidade nos próximos dias, após o encerramento do período de inscrições.

O IAPE é o atual campeão maranhense feminino. Na final de 2024, a equipe goleou o Atléticos por 5 a 0, garantindo o título estadual e a vaga para representar o Maranhão na Copa do Brasil de Futebol Feminino 2025.

Entre os clubes que devem disputar a próxima edição, o Sampaio Corrêa já sinalizou interesse em retornar à competição.

Criado em 2005, o Campeonato Maranhense Feminino revelou diversos talentos locais e consolidou a tradição de equipes da capital e do interior. O Viana é o maior campeão, com seis títulos, seguido por Internacional e IAPE, ambos com três conquistas.



Tags: FMF

Comentários


Clubes e FMF acertam novo formato do Maranhense 2026

Por Rose Castro 24 de outubro de 2025
Clubes e FMF acertam novo formato do Maranhense 2026

Apesar de a Federação Maranhense de Futebol (FMF) ainda estar sob intervenção, os clubes da Série A já estão em campo, mas fora das quatro linhas. As primeiras reuniões para definir o formato do próximo Campeonato Maranhense estão avançadas e a palavra de ordem é: mudança radical.

A principal meta é alinhar a competição às diretrizes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), limitando o calendário a 11 datas. E o que foi acordado até agora aponta para um Maranhense mais enxuto e competitivo.

O Novo Formato: 11 Datas e Classificação Simplificada

O consenso entre os clubes praticamente sacramentou o seguinte desenho para o Estadual:

Fase de Classificação (7 Datas): Todos os oito times da Série A se enfrentarão em turno único (jogos apenas de ida). Isso garante a cada clube sete partidas nesta primeira fase.

Fase Final (4 Datas): Os quatro melhores classificados avançam para as semifinais, disputadas em jogos de ida e volta. A grande final também seguirá o modelo de ida e volta, totalizando as 11 datas estipuladas.

Novidade no Rebaixamento: Fuga do Z-2 com Repescagem

Para dar mais emoção e sobrevida na parte de baixo da tabela, o formato de rebaixamento também será alterado:

Queda Direta: Apenas o último colocado (8º) será rebaixado diretamente para a Série B.

Repescagem: O sexto e o sétimo colocados se enfrentarão em jogos de ida e volta para definir o segundo clube rebaixado.

Segundo apuração do ge, essas mudanças essenciais – formato de datas e repescagem – foram aprovadas com praticamente unanimidade nas primeiras rodadas de negociação.


Propostas que Ficaram de Fora (Por Enquanto)

Nem todas as ideias foram abraçadas de imediato, mas mostram a intenção futura dos clubes:

Divisão de Grupos: A proposta do presidente do Imperatriz, Wagner Aires, de dividir a primeira fase em dois grupos, não avançou.

Aumento de Times: O Lago Verde, ainda como semifinalista da Série B, sugeriu elevar o número de participantes da Série A de oito para dez clubes. A ideia foi rejeitada para a próxima temporada, mas os clubes concordaram em discutir o aumento para os anos seguintes.


Copa FMF: Segue Extinta

Um ponto de clareza nas reuniões é que a Copa FMF continua fora dos planos. Os clubes decidiram manter todas as vagas para as competições nacionais (Copa do Brasil, Série D, etc.) concentradas no Campeonato Estadual, sem a necessidade de uma segunda competição no calendário.



Tags: FMF

Comentários


Thiago Diaz é indicado por unanimidade pelo CFOAB para compor o Conselho Nacional do Ministério Público

Por Rose Castro 24 de outubro de 2025
Thiago Diaz é indicado por unanimidade pelo CFOAB para compor o Conselho Nacional do Ministério Público

O Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), Thiago Diaz, foi indicado por unanimidade pelo CFOAB, para compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), na vaga destinada à representante da advocacia, durante Sessão do Conselho Pleno da OAB Nacional realizada hoje. A indicação, que será submetida à sabatina no Senado e nomeação pelo Presidente da República, reforça o protagonismo da OAB/MA no cenário nacional e demonstra o reconhecimento da qualidade e da força da advocacia maranhense.

Desde 2015, Thiago Diaz se dedica à luta por melhorias em prol da advocacia maranhense e vem se destacando no cenário nacional nos últimos anos como Conselheiro Federal e Coordenador Nacional de Comunicação do CFOAB no triênio 2022/2025. Com gestão uma marcada pelos avanços e valorização da advocacia maranhense, foi presidente da OAB/MA, nos triênios 2016/2018 e 2019/2021.

A indicação de Thiago Diaz foi anunciada em rede social pelo presidente da OAB Maranhão, Kaio Saraiva, como uma vitória da advocacia maranhense e recebeu manifestações de apoio de todo o Conselho Seccional. “Essa conquista consolida uma caminhada de muito trabalho e dedicação à advocacia maranhense. Tenho certeza que a advocacia brasileira estará muito bem representada”, afirmou Kaio Saraiva.

Para o secretário geral da OAB Maranhão, Daniel Blume, a indicação consagra o nome de Thiago Diaz como força nacional da advocacia e ratifica o prestígio político do presidente da Seccional maranhense, Kaio Saraiva que muito se empenhou para a que a OAB/MA alcançasse importante posição no cenário nacional.

Ao parabenizar o Conselheiro Thiago Diaz pela indicação, o CNMP, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA) Gustavo Mamed, lembrou da sua trajetória iniciada em 2015 em prol da advocacia maranhense. “Thiago Diaz agora é reconhecido como grande liderança nacional indicado de forma unânime para integrar o Conselho Nacional do Ministério Público. Estou bastante orgulhoso de fazer parte desta história de sucesso e trabalho desde 2015”, disse Mamede.



Comentários


Avião cai e explode durante decolagem na Venezuela

Por Rose Castro 24 de outubro de 2025
Avião cai e explode durante decolagem na Venezuela

Sem sobreviventes, os dois tripulantes de um avião de pequeno porte morreram após a aeronave cair segundos depois de decolar no Estado venezuelano de Táchira, que faz fronteira com a Colômbia, informaram as autoridades na última quarta-feira, 22.

De acordo com as informações do Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC) da Venezuela, o acidente ocorreu com um avião bimotor turboélice PAY. A aeronave caiu ao solo durante a fase de decolagem no pequeno aeródromo de Paramillo, localizado ao norte da cidade de San Cristóbal.

Paramillo é um dos cinco aeroportos localizados no ocidental Táchira, a cerca de 750 quilômetros de Caracas e próximo à cidade colombiana de Cúcuta.

De acordo com testemunhas e vídeos divulgados nas redes sociais, a aeronave caiu logo após decolar e se chocou de lado contra a pista. Em seguida, pegou fogo. Uma equipe de investigação foi ao local esclarecer as possíveis causas do incidente, indicou o órgão aeronáutico. (Com informações da Associated Press).



Comentários


Deputada Daniella lidera articulação que garante amparo a crianças órfãs do feminicídio

Por Rose Castro 24 de outubro de 2025
Deputada Daniella lidera articulação que garante amparo a crianças órfãs do feminicídio

Após indicação da deputada estadual Daniella, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou o encaminhamento à Assembleia Legislativa do projeto que institui o Auxílio Financeiro aos Órfãos do Feminicídio, uma iniciativa inédita no Estado que prevê o pagamento de meio salário mínimo mensal por criança ou adolescente até os 18 anos de idade.

A proposta, idealizada pelo Ministério Público do Maranhão, foi apresentada ao Executivo pela deputada estadual Daniella, que articulou junto ao governador Carlos Brandão o acolhimento e o encaminhamento da medida para apreciação legislativa. O projeto representa um avanço concreto na proteção social de crianças e adolescentes vítimas indiretas da violência contra a mulher.

O auxílio busca garantir condições básicas de alimentação, moradia e educação para filhos de mulheres assassinadas em crimes de feminicídio, uma realidade que atinge dezenas de famílias maranhenses todos os anos.

De janeiro de 2019 até 2025, 400 mulheres foram vítimas de feminicídio no Maranhão, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública. Com base em estimativas do IBGE e de estudos acadêmicos, esse número pode ter gerado mais de 1.100 órfãos apenas nesse período.

Parceria

Na segunda-feira (20), Daniella esteve na sede do Ministério Público do Maranhão, onde se reuniu com o procurador-geral do órgão, Danilo José de Castro Ferreira, e com o secretário de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais, Alberto Bastos.

A deputada ressaltou que a iniciativa representa uma resposta concreta do Estado a uma tragédia silenciosa que atinge centenas de famílias maranhenses.

“Essa é uma das causas mais sensíveis com as quais já trabalhei. Por trás de cada número, existe uma criança que perdeu sua mãe de forma brutal e precisa reconstruir a vida. Esse auxílio é mais do que um apoio financeiro. É um gesto de humanidade, que devolve dignidade e esperança a quem ficou”, destacou a parlamentar.

O procurador Danilo Ferreira enfatizou a felicidade de poder discutir com a deputada Daniella e com o secretário Alberto Bastos a lei que concederá ajuda financeira, psicológica e médica para os menores dependentes das vítimas de feminicídio. E, também, por discutir novos projetos de combate à violência contra a mulher. “Agradecemos muito a presença da deputada Daniella e do nosso secretário Alberto​ Bastos para que a gente possa impulsionar ações do Ministério Público nesse sentido”, comentou.

O secretário Alberto Bastos pontuou que o governador Carlos Brandão tem uma sensibilidade muito grande em relação às crianças e, principalmente, aos órfãos de vítimas de feminicídio. “Esse auxílio é uma medida concreta que foi iniciada pelo Ministério Público, a quem parabenizo pela iniciativa. Essa articulação foi encaminhada pela deputada Daniella e o governador teve muita sensibilidade e assertividade em acolhê-la. Esperamos que em breve possamos dar esse apoio, a quem mais precisa”, destacou o secretário.

Segundo o procurador Danilo Ferreira, a parceria entre os poderes continuará em novos projetos. “Em breve teremos um projeto para atuarmos juntos, governo do Estado, Ministério Público, Poder Legislativo e toda a sociedade, para aumentarmos o IDH das cidades aqui do nosso Estado. Em breve teremos boas novidades”, afirmou.

Daniella também agradeceu o empenho das instituições envolvidas. “Agradeço profundamente ao Ministério Público do Maranhão por conduzir com tanta sensibilidade essa pauta, e ao governador Carlos Brandão, por acolher e transformar essa proposta em política pública. Quando o poder público atua de forma integrada, quem ganha é a sociedade”.

Com o encaminhamento do projeto à Assembleia Legislativa do Maranhão, a expectativa é que a medida seja apreciada e aprovada ainda neste semestre.

“O Maranhão está dando um passo histórico, mostrando que é possível transformar dor em política pública e construir um estado mais justo, solidário e humano”, finalizou a deputada.

Mais notícias



Comentários


Neto Evangelista diz que tentar politizar a questão da segurança pública não resolve problemas da violência e criminalidade

Por Rose Castro 24 de outubro de 2025
Neto Evangelista diz que tentar politizar a questão da segurança pública não resolve problemas da violência e criminalidade

O deputado Neto Evangelista (União Brasil) reagiu, na sessão plenária desta quinta-feira (23), a críticas da oposição relacionadas a problemas no sistema de segurança pública do Maranhão. Ele observou que se trata de tema cada vez mais sensível e que não faz sentido politizá-lo e responsabilizar o governador Carlos Brandão por uma situação que ganha dimensão em todo o território nacional e que não é um caso isolado.

Evangelista frisou que o problema da segurança pública é de responsabilidade do Governo Federal. Ele disse, ainda, que o que se presencia atualmente no Maranhão é algo que também já foi presenciado em gestões federais anteriores. O parlamentar abordou, também, a problemática das facções criminosas e do tráfico de drogas, afirmando que esta decorre de uma triste realidade presente em todos os estados do Brasil, exceto Goiás.

Ele disse que não se pode tocar o terror como vem acontecendo nos últimas semanas e lembrou que em gestões anteriores houve, inclusive, toque de recolher, o que não é o caso desta vez. “Nós não vimos agora toque de recolher, a não ser feito pela oposição, que quer politizar o assunto”, disse, acrescentando que o governador Carlos Brandão está coordenando uma força-tarefa para que tudo volte à normalidade.

“Quando se fala em segurança pública, nós vivemos um caos lá em 2014, quando cabeças foram decepadas durante rebeliões”, acrescentou Neto Evangelista, frisando que esse é um problema que foi sanado, haja vista que nunca mais tornou a ocorrer.

“Atualmente, os presos trabalham e produzem. Ontem, por exemplo, estive em Coroatá entregando móveis produzidos por apenados do sistema prisional maranhense”, informou o deputado.

Neto convidou os colegas de Plenário para uma reunião com a Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa. “É importante irmos até a Corregedoria do Tribunal de Justiça para conversar com o secretário de Segurança e tentar entender o que está acontecendo É uma maneira de tentarmos ajudar o nosso Estado”, declarou.

Na condição de líder do Governo na Assembleia Legislativa, Neto Evangelista chegou a sugerir que os deputados proponham a aplicação de mais recursos financeiros também no sistema carcerário do Estado. E voltou a frisar que não é politizando o tema da segurança pública que a solução aparecerá.

 

Mais notícias



Tags: Política

Comentários


Fred Maia e Florêncio Neto destacam importância de investimentos do governo no sistema de segurança pública do Maranhão

Por Rose Castro 24 de outubro de 2025
Fred Maia e Florêncio Neto destacam importância de investimentos do governo no sistema de segurança pública do Maranhão

Deputados Fred Maia (PDT) e Florêncio Neto (PSB) destacaram, na sessão plenária desta quinta-feira (23), a importância de investimentos do Governo do Estado no sistema de segurança pública do Maranhão. Com um amplo pronunciamento no horário do Grande Expediente, Fred Maia fez uma análise da conjuntara nacional e declarou que não há como negar o empenho do governador Carlos Brandão no enfrentamento à escalada da violência da criminalidade no estado.

“Só agora foram entregues 740 viaturas para as forças de segurança, Polícia Militar, Bombeiros, Perícia Criminal, um lote de mais 60 viaturas que estão chegando agora. É o maior plano de reestruturação de delegacias do Estado do Maranhão, 140 delegacias já foram contempladas”, assinalou o deputado.

Fred Maia sugeriu que tanto os deputados da base do governo quanto da bancada da oposição formulem a apresentação de emendas parlamentares para melhor equipar todo o sistema da Segurança Pública do Estado.

“A gente vê que os resultados estão aparecendo, o comandante-geral, coronel Wallace, junto com o secretário Mauricio, fez a operação e, só agora, dentro de um mês, foram presas 1.300 pessoas aqui, só na região de São Luís”, afirmou Maia.

O deputado Florêncio Neto disse que o governador Carlos Brandão tem feito investimentos jamais empregados na área da segurança pública no estado. Ele deu o exemplo do chamamento de policiais militares que fizeram concurso público e citou a aquisição de mais viaturas e motos entregues ao sistema de segurança.

“Devo dizer que eu não tenho visto acomodação por parte do governo, eu não tenho visto desleixo do governo, eu não tenho visto afrouxamento do governo. Ao contrário, há a convocação de novos policiais, possibilidade de novos concursos, novas viaturas sendo entregues, novas delegacias sendo reformadas em todo o Estado do Maranhão, convocação também da Polícia Civil, reforçando todo esse aparelhamento”, declarou.

Florêncio também destacou a execução do maior programa de reestruturação de delegacias de polícia no Maranhão, e observou que o problema de segurança pública não é um problema do Maranhão especificamente.

“O problema de segurança pública é um problema nacionalizado, que está muito além de cor partidária, de partido de esquerda, de partido de direita, ou de viés ideológico “a”, ou de viés ideológico “b”. O que a gente precisa fazer é discutir e de maneira efetiva propor soluções para um problema grave que atinge todos nós, e que atinge o Brasil de uma maneira geral”, enfatizou Florêncio Neto.



Tags: Política

Comentários


Problemas pessoais, dívidas e pressão que podem ter levado vereadora tirar a propria vida com ‘punho de rede’

Por Rose Castro 24 de outubro de 2025
Problemas pessoais, dívidas e pressão que podem ter levado vereadora tirar a propria vida com ‘punho de rede’

Após a confirmação da trágica morte da vereadora Fernanda Oliveira da Silva, conhecida como “Fernanda Maroca”, cujo corpo foi encontrado nesta quinta-feira (23) em sua residência, o caso ganha novas informações que revelam o drama e o grande abalo emocional vivido pela parlamentar nos seus últimos dias.

A vereadora tirou a própria vida ao menos dois dias antes da terça-feira (21), quando foi achada enforcada com os punhos de uma rede em sua casa. Agora trazemos detalhes cruciais, através de depoimentos à polícia de familiares, amigos e colegas, que ajudam a entender o cenário de tormento que a vereadora enfrentava.
O Fio da Rede de Problemas

Fernanda Maroca, que estava em seu segundo mandato e era uma das mais votadas, renovando o cargo com 545 votos no ano passado, estava, na verdade, vivendo uma “série de problemas” que a pressionavam de diversas frentes e que podem tê-la levdo a atirar a própria vida: Drama pessoal e o fim de um relacionamento

A vida pessoal da vereadora era de conhecimento público na cidade. O término de um longo relacionamento extraconjugal com o prefeito Alex Cruz Almeida teria sido um dos grandes catalisadores do seu sofrimento. De acordo com as fontes, o fim da relação e as diversas rixas com a primeira-dama deixaram a parlamentar em um estado de grande abalo emocional.

Crise financeira 

Além do sofrimento pessoal, Fernanda Maroca acumulava graves problemas de ordem financeira. A vereadora colecionava dívidas das mais variadas possíveis. A gravidade da situação foi exposta dias atrás, quando a parlamentar chegou ao ponto de ter seu carro tomado por conta de débitos, uma ocorrência que a deixou bastante abalada e envergonhada.

 Conflitos familiares recorrentes

A família contou à polícia que encontrou a vereadora já em estado de decomposição, eles suspeitaram do mal cheiro vindo do quarto da vereadora quando se depararam com a triste cena. No âmbito familiar, a situação também era tensa. Fernanda vinha de uma série de problemas, com brigas e discussões recorrentes com o pai – uma liderança política no município. A vereadora recebia muitas advertências por conta de seu temperamento, que era, em muitas ocasiões, explosivo.

 O Peso das redes sociais e críticas

Outro fator que causava profundo embaraço e abalo emocional em Fernanda Maroca eram os constantes ataques à sua honra. A vereadora era alvo de críticas incessantes nas redes sociais e áudios espalhados em grupos de WhatsApp contra sua reputação.

Ao que tudo indica, a combinação desses múltiplos problemas – o abalo emocional pós-término, a pressão financeira, os conflitos familiares e a perseguição virtual – criou um ambiente de angústia insustentável para a jovem parlamentar.

A triste e precoce perda de Fernanda Maroca, serve como um doloroso lembrete sobre a importância da saúde mental, especialmente para figuras públicas constantemente expostas a pressões e julgamentos. A cidade de Lago Verde lamenta a partida de uma vereadora promissora, sucumbida sob o peso de seus problemas.



Comentários


Policiamento ostensivo é reforçado na Área Leste da Grande Ilha para garantir a segurança da população

Por Rose Castro 24 de outubro de 2025
Policiamento ostensivo é reforçado na Área Leste da Grande Ilha para garantir a segurança da população

O policiamento ostensivo foi reforçado na Área Leste da Grande Ilha, com a mobilização de mais de 140 policiais militares em apoio às ações diárias de segurança. A medida, determinada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), tem como objetivo ampliar o patrulhamento e garantir mais tranquilidade à população.

Durante a operação realizada na noite de quarta-feira (22), um integrante de organização criminosa foi preso no bairro Cidade Olímpica. A captura ocorreu durante uma das abordagens do patrulhamento intensificado na região.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins, o reforço demonstra o comprometimento do sistema de segurança com o enfrentamento à criminalidade.

“Não vamos tolerar qualquer tentativa de intimidação ou desordem. Todas as forças policiais estão nas ruas para garantir a tranquilidade e a segurança da população”, afirmou o secretário, destacando que o trabalho continuará de forma permanente e integrada.

O aumento do policiamento na Área Leste tem como foco a desarticulação de grupos criminosos. Para isso, a Polícia Militar emprega unidades especializadas — como o Batalhão de Choque, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e a Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam) — que atuam de forma conjunta em fiscalizações, abordagens e monitoramento dos bairros, ampliando a capacidade de resposta das forças de segurança.

O comandante de Policiamento Metropolitano da Área Leste, coronel Diógenes, destacou que as ações são uma resposta firme e imediata a qualquer tentativa de desordem. “Estamos com efetivo ampliado, atuando em pontos estratégicos, com barreiras, abordagens e patrulhamento constante. A determinação é clara: impedir que criminosos atentem contra a ordem e garantir paz à sociedade. Estamos atentos e atuando com rigor”, afirmou.

As operações, que contam com o apoio do Setor de Inteligência da SSP, incluem barreiras em vias de grande circulação, revistas a veículos e pessoas e rondas motorizadas em áreas com histórico de maior incidência criminal.

Além do policiamento ostensivo, a Polícia Civil segue com investigações em andamento para identificar e prender lideranças e integrantes de organizações criminosas que atuam na Grande Ilha.



Tags: Segurança

Comentários