Os mandatos coletivos, uma forma inovadora de representação política, têm ganhado destaque em várias cidades do Brasil, inclusive na capital maranhense. Esse modelo, que existe desde 1994, realmente começou a ganhar impulso a partir de 2016, refletindo uma nova maneira de fazer política, mais participativa e inclusiva.
Em 2020, a cidade de São Luís elegeu o Coletivo Nós (PT), que foi o primeiro mandato coletivo na Câmara Municipal – reeleito no último dia 6 de outubro. Esse tipo de mandato é composto por um grupo de pessoas que se candidatam de forma conjunta, mas que oficialmente ocupam uma única cadeira no Legislativo, sob o nome de um vereador titular. No entanto, as decisões e ações são tomadas de forma coletiva, com a participação de todos os membros do grupo.
Esse crescimento reflete a busca por uma política mais colaborativa e próxima da população, onde várias pessoas com diferentes experiências e visões trabalham juntas para representar os interesses do povo. A tendência é que esse formato continue a crescer e se consolidar em outras regiões do Brasil. Integram o Coletivo Nós, os co-vereadores Delmar Matias, Eni Ribeiro, Eunice Chê, Flávia Almeida, Jhonatan Soares e Raimunda Oliveira. Já o estreante na Câmara de São Luís, Coletivo Unidos, é composto pelos co-vereadores Rommeo Amin, Ricardo Hortegal e Professora Concita.
Fonte: Direto da Redação