O candidato Donald Trump declarou vitória na disputa pela Casa Branca na madrugada desta quarta-feira (6). Logo depois, uma série de líderes mundiais parabenizaram o republicano.
O presidente francês, Emmanuel Macron, escreveu “Felicitações ao Presidente Donald Trump. Prontos para trabalhar juntos como temos conseguido fazer há quatro anos. Com suas crenças e com as minhas. Com respeito e ambição. Por mais paz e prosperidade”.
Pedro Sánchez, primeiro ministro da Espanha, disse que trabalhará “nas nossas relações bilaterais estratégicas e em uma forte relação transatlântica”.
Mesma linha adotada pelo premiê indiano, Narendra Modi, que lidera a democracia mais populosa do mundo. Modi escreveu: “estou animado para renovar a nossa colaboração para fortalecer os laços da Índia com os EUA em parcerias globais compreensivas.
Já o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que “seu retorno histórico à Casa Branca oferece à América um recompromisso histórico na aliança entre Israel e os EUA”.
Keir Starmer, primeiro ministro do Reino Unido, classificou a relação com os americanos como “seus aliados mais próximos”, e disse que os dois líderes estarão “ombro a ombro na defesa de nossos valores em comum de liberdade, democracia e iniciativa”.
Olaf Sholz, que lidera o governo alemão, afirmou numa publicação nas redes sociais que “a Alemanha e os EUA têm trabalhado juntos com sucesso há muito tempo para promover a prosperidade e a liberdade em ambos os lados do Atlântico. Continuaremos a fazê-lo em benefício dos nossos cidadãos”.