Um espetáculo gratuito protagonizado por centenas de estudantes da rede municipal de ensino e que promete emocionar crianças e adultos em São Luís. Trata-se do Projeto Ópera para Todos, iniciativa que vai transformar a Praça Maria Aragão em um grande teatro ao ar livre no próximo domingo (30), a partir das 19h.
O Ópera para Todos é um projeto com o objetivo de alfabetizar crianças utilizando a arte. O grande diferencial desta iniciativa, que possui o patrocínio da Equatorial Energia, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Maranhão, e o apoio da Prefeitura de São Luís, é estimular a leitura e a escrita dos alunos a partir da ópera, desenvolvendo, ainda, o lado criativo e cultural das crianças.
Nesta edição, o Ópera para Todos foi desenvolvido em quatro escolas municipais: Maria Alice Coutinho (Turu), José Sarney (Itapiracó), Luiz Pinho Rodrigues (Divineia) e Leonardo da Vinci (Angelim). São estes estudantes de 6 a 8 anos de idade que estarão no palco montado na Praça Maria Aragão no domingo encenando a ópera “Carmen” de Georges Bizet.
“O Ópera para Todos é voltado para crianças de 6 a 8 anos porque ele é um projeto de alfabetização. A arte é utilizada para alfabetizar, que é um dos processos mais complexos da escolaridade. Por isso, usar o texto da ópera na escola motiva muito mais as crianças para aprender a ler e escrever”, explicou a educadora Ceres Murad, idealizadora e responsável pelo projeto que, em 2025, completa 28 anos de existência sendo um poderoso instrumento pedagógico capaz de alfabetizar.
A ópera em sala de aula
Dentro do desenvolvimento infantil, a alfabetização corresponde a uma das etapas mais importantes porque ela vai além do processo de ensinar uma criança a ler e escrever. De acordo com a UNESCO, ela é “um processo de aquisição de habilidades cognitivas básicas” que prepara a criança a pensar, argumentar e interagir com o mundo ao seu redor.
Para despertar o interesse das crianças no aprendizado, o Projeto Ópera para Todos utiliza os estudos de peças da música erudita. Os pequenos leitores são guiados por personagens fascinantes, enredos envolventes e melodias encantadoras.
“Existe uma preocupação muito grande com a questão intelectual das crianças, com o que elas aprendem academicamente. No meio disso, cuidamos dos aspectos socioemocionais das crianças, a educação das emoções, dos sentimentos e do pensar, que não pode ser esquecida. Quando pensamos ou duvidamos se as crianças são capazes de pensar, de sentir e de refletir sobre os fatos da vida, o Projeto Ópera para Todos nos mostra que basta utilizar a arte para sensibilizar as crianças. Tudo isso colocado com emoção e com sentimento com a música, leva as crianças a refletirem profundamente”, revela Ceres Murad.
Durante as atividades em sala de aula, os alunos produzem textos próprios com mais significado, ampliam sua visão de mundo e culminam seu aprendizado com a encenação da ópera estudada.
“O Ópera para Todos é um projeto cultural, mas ele é um projeto de alfabetização porque na medida em que as crianças escrevem sobre os temas de cada ópera, elas atingem um nível de escrita muito grande. E, a cada ano, elas escrevem um livro recontando a história trabalhada em sala de aula. Além disso, elas ainda se apresentam em praça pública. Em 2025, a apresentação será da ópera Carmen no próximo dia 30 de novembro”, concluiu a educadora Ceres Murad.
Carmen
Em 2025, a ópera escolhida para ser trabalhada no processo de alfabetização dos estudantes foi “Carmen”. Na ópera de Georges Bizet, o soldado Don José se apaixona perdidamente pela sedutora cigana Carmen, abandonando tudo por ela. No entanto, Carmen se cansa de José e se envolve com o toureiro Escamillo. Tomado pelo ciúme e pela obsessão, Don José tenta reconquistá-la, mas ela o rejeita. A obra explora temas como liberdade, paixão e destino, com música vibrante e envolvente.
Projeto premiado
O Projeto Ópera para Todos é uma iniciativa que já faz parte do calendário cultural da capital maranhense. O uso de uma metodologia própria e revolucionária desenvolvida pela professora Ceres Murad tem o reconhecimento nacional.
Em 2003, o projeto recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação – a mais importante comenda concedida pela Câmara dos Deputados na área de Educação – por despertar o interesse de crianças de baixa renda pela leitura e escrita por meio da ópera. A iniciativa foi destaque por seu trabalho pioneiro na área da alfabetização que privilegia o envolvimento da literatura desde as primeiras classes da pré-escola.
Importante destacar, ainda, que o Ópera para Todos foi um dos projetos semifinalistas do Prêmio LED 2025 – Luz na Educação. A premiação nacional foi criada para valorizar iniciativas engajadas em inovar o setor educacional brasileiro promovendo transformações reais que acelerem novas formas de ensinar e aprender.