Logomarca
Últimas Notícias

Prefeitura de São inicia construção de praça de alimentação no bairro Filipinho

Rose Castro 10 de dezembro de 2025 POLÍTICA Sem comentários
Prefeitura de São inicia construção de praça de alimentação no bairro Filipinho

Em mais uma ação em prol do ordenamento do espaço público da cidade e da regularização do comércio informal, qualificação urbana e melhoria da qualidade de vida da comunidade, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, deu início, na última terça-feira (9), à construção da praça de alimentação, no bairro Filipinho. O espaço será chamado de Food Park Filipinho.

“Agora os comerciantes terão um espaço com mais segurança, mais comodidade, com área coberta e banheiros. Queremos que esse espaço seja um local de vida e com vários atrativos, por isso vamos instalar também playground para as crianças. Assim vamos ter um local digno para as pessoas trabalharem”, explicou o prefeito Eduardo Braide, durante assinatura da Ordem de Serviço.

O Food Park Filipinho vai solucionar um problema histórico de ocupação irregular do canteiro central e das calçadas na região. A iniciativa garante um espaço adequado para que os comerciantes possam gerar emprego e renda, empreendendo de forma organizada e dentro da legalidade, além de garantir mais conforto e segurança para os consumidores.

“O prefeito olha para as necessidades da população, como foi o caso deste espaço que vai trazer melhoria e continuar esse projeto de transformação da nossa cidade”, afirmou o secretário municipal de Obras e Serviço Públicos, David Col Debella.

Com investimento total de R$ 706.921,56 e prazo de entrega de 90 dias, a obra de execução do projeto arquitetônico e urbanístico foi desenvolvida pelo Instituto da Paisagem Urbana (Impur) e ocupará uma área de 700 m2, localizada na Avenida João Pessoa, aproveitando terreno ocioso do Centro de Especialidades Odontológicas do Filipinho.

“Com o aproveitamento deste espaço e a obra que será feita, a ideia é que, quem passe daqui a dois, três meses veja a avenida e a rua limpas, com comerciantes, que já foram cadastrados pela Blitz, realocados para esse novo espaço com melhores condições”, pontuou o presidente do Impur, Walber Filho.

Espaço para comerciantes locais

O Food Park Filipinho contará com 16 food trucks; 36 conjuntos de mesa e cadeiras, comportando 144 pessoas; 9 tendas ornamentadas com varais de pisca-piscas LED; Playground; 2 banheiros acessíveis (4,30 m2 cada); abrigo de resíduos (7.50 m2). A praça de alimentação terá ainda duas entradas, uma principal e outra lateral com rampa de acessibilidade. O espaço também receberá toda iluminação de LED.

Para atender a todos os comerciantes, a Blitz Urbana realizou o cadastramento e o levantamento completo das atividades existentes no local, identificando 16 empreendedores que passarão a atuar na nova praça de alimentação.

“As vagas desta nova praça de alimentação serão, prioritariamente, de quem sempre esteve aqui. Todos os 16 espaços serão destinados aos trabalhadores que já ocupavam o canteiro central e as calçadas, agora em um ambiente organizado, com infraestrutura adequada e segurança para trabalhar”, frisou o diretor da Blitz Urbana, Victor Cunha.

“Esse espaço vai melhorar e agregar muito para nós. Vai ficar muito bonito, todo iluminado e bem localizado”, disse Alan Cláudio Souza Silva, que trabalha vendendo lanches no local desde 2013.

O espaço será dotado de infraestrutura adequada, incluindo banheiros e condições apropriadas de funcionamento, além de mais segurança e acessibilidade para a população do bairro.

“Me sinto respeitada agora que vamos ter um local para trabalhar não correndo riscos”, afirmou a Maria de Jesus Gonçalo Silva, que trabalha no local há 20 anos.




Tags: São Luís

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.