A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, anunciou nesta segunda-feira (3) que a Justiça Eleitoral já deu início aos preparativos para as eleições presidenciais de 2026 e para o pleito municipal de 2028. A declaração foi feita durante a sessão solene de abertura dos trabalhos da Justiça Eleitoral em 2025.
Em seu discurso, Cármen Lúcia destacou o trabalho contínuo do TSE para garantir eleições livres e democráticas no Brasil. “Para as eleições de 2026, as providências já começaram a ser implementadas logo após o término das últimas eleições. No caso de 2028, uma série de medidas precisou ser antecipada, como o cálculo do número de eleitores e a definição da quantidade de urnas necessárias”, afirmou.
Transição no Comando do TSE
As eleições presidenciais de 2026 serão conduzidas pelo ministro Kassio Nunes Marques, atual vice-presidente do TSE e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Kassio assumirá a presidência do TSE após o término do mandato de Cármen Lúcia, previsto para agosto de 2025. Indicado ao STF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, o ministro terá a responsabilidade de liderar o processo eleitoral em um dos momentos mais importantes da democracia brasileira.