A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (4), uma operação em Cachoeira Grande, no interior do Maranhão, para combater um esquema de fraudes na concessão de empréstimos consignados.
As investigações tiveram início após a Caixa Econômica Federal comunicar à PF irregularidades nas contratações. Durante as apurações, foi constatado que os beneficiários dos créditos não tinham qualquer vínculo com o serviço público municipal.
Para viabilizar os empréstimos, os envolvidos utilizavam documentos falsificados, como portarias de nomeação, contracheques e cartas de margem consignável. Com esses papéis, eles se passavam por servidores e contratavam os créditos, repassando a maior parte dos valores a um dos líderes do esquema: o então secretário de Planejamento do município.
O golpe causou um prejuízo estimado em mais de R$ 1 milhão somente à Caixa Econômica Federal. As investigações prosseguem para identificar todos os envolvidos e calcular o total dos danos causados às instituições financeiras e ao erário.
No decorrer da operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, expedidas 20 ordens de quebra de sigilo bancário e efetuada a prisão em flagrante de um indivíduo por posse ilegal de arma de fogo.