A jornalista e escritora maranhense Andréa Oliveira, especialista em Jornalismo Cultural pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), será entrevistada nesta quarta-feira, 29, às 19h, no Entreletras da TV UFMA (canal aberto 16,1). Apresentado pelo escritor, professor e psicanalista William Amorim, o programa literário será exibido ainda na NET/Claro TV: 17; Sky: 316; MAXX: 16 e pelo site da emissora: www.portalpadrao.ufma.br/tvufma.
Andréa Oliveira foi apresentadora do programa Palavra Acesa e é autora dos livros João do Vale – mais coragem do que homem; Nome aos Bois – Tragédia e comédia no Bumba-meu-boi do Maranhão; João, o menino cantador, e ainda Maria Firmina, a menina abolicionista, obra que é a primeira biografia sobre a professora e escritora maranhense destinada ao público infanto-juvenil. Integra as coletâneas Maranhão Reportagem e As Melhores Crônicas da Claraonline.
A autora convidada discorre ainda sobre a sua evolução na produção literária e fala ainda sobre suas principais influências literárias, enfocando os livros que transformaram sua percepção literária e contribuíram para suas obras. Outros temas abordados são a afinidade da escritora com a sua geração de escritores, a consonância entre os seus quatro livros publicados e a motivação para escrever sobre o cantor João do Vale e a escritora Maria Firmina dos Reis.