A cidade de Imperatriz agora conta com mais estrutura para a prática de esportes. Na segunda-feira (27), foi inaugurado o Ginásio Poliesportivo Professor Jackson Pereira. O espaço dispõe de uma quadra poliesportiva coberta, com medidas oficiais, e de toda a estrutura necessária para as atividades esportivas, incluindo banheiros para o público e vestiários para os atletas.
O ginásio está localizado no conjunto da Praça Mané Garrincha e corresponde à primeira etapa da transformação do espaço em um complexo esportivo. Futuramente, o local contará com quadra de areia, sala de dança e sala de luta, além de ambientes como sala administrativa, lanchonete e banheiros convencionais e adaptados.
A obra foi desenvolvida pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), em parceria com a Prefeitura de Imperatriz e o Ministério do Esporte. A inauguração foi acompanhada pelo governador Carlos Brandão, que destacou o compromisso da gestão estadual em cuidar da população de todas as regiões do estado.
“Uma grande parceria na área do esporte com o ministro André Fufuca e o prefeito Rildo Amaral, com um ginásio poliesportivo oficial. Nós tínhamos apenas um em São Luís, que era o Castelinho, e agora temos outro aqui em Imperatriz. Essa é a nossa missão: melhorar a vida das pessoas, oferecer um equipamento de qualidade para fortalecer o esporte e, daqui, saírem grandes atletas”, declarou.
O ministro do Esporte, André Fufuca, destacou o compromisso da gestão federal em trabalhar junto com estados e municípios para que as políticas públicas alcancem todos os brasileiros, em todas as regiões do país, do Norte ao Sul.
“O sentimento é de realização do dever cumprido e de muita alegria por saber que mais uma parceria entre o Governo do Estado, o Ministério do Esporte e a Prefeitura de Imperatriz vem para transformar vidas. Estamos entregando essa obra de tijolo e concreto, mas também estamos entregando dignidade: uma estrutura esportiva adequada para jovens, crianças e todos aqueles que querem exercer o esporte da melhor maneira possível”, comentou.
Para o prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, a obra é mais uma demonstração da gestão municipalista realizada pelo Governo do Estado. Ele explicou que o espaço será importante para os estudantes que se preparam para os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) e, sobretudo, para que a comunidade cuide da saúde com a prática de atividades físicas.
“Imperatriz está preparada para os grandes eventos, como competições olímpicas, agora com um ginásio de dimensões oficiais. Nos dias 1º e 2 de novembro, teremos a primeira competição de luta internacional do Maranhão. Ou seja, além de atender aos esportes olímpicos de quadra, o ginásio também receberá os esportes de luta”, informou.
Diversidade esportiva
O ginásio foi projetado para receber competições de diversas modalidades, como futsal, vôlei, basquete, handebol e esportes de combate, além de servir como espaço de convivência e para eventos culturais. Sua estrutura moderna e acessível atende a padrões técnicos de segurança e conforto exigidos para eventos nacionais e até internacionais.
Georgina Silva, viúva do professor Jackson — homenageado postumamente com o nome do ginásio —, definiu o momento como de muita alegria e orgulho pelo reconhecimento do legado do esposo.
“Essa grande homenagem simboliza o reconhecimento do poder público ao trabalho dele. Ele foi um grande guerreiro e, ao longo do seu trabalho, foi um embaixador do Congresso da FIEPS [Federação Internacional de Educação Física e Esportiva], levando os professores em busca de formação e inovação para melhorar a educação em Imperatriz”, relatou.
O Ginásio Poliesportivo Professor Jackson Pereira abre portas para sonhos e futuros promissores, especialmente para a juventude. O estudante Davi Silva, de 15 anos, fez questão de assistir à inauguração. Ele já acompanhou competições estudantis de handebol e agora espera que sejam sediadas no novo espaço.
“Esse é o esporte que eu mais gosto de praticar, o handebol. Então, essa obra é muito boa, porque não temos muitos ginásios para competições de handebol e, antes, precisávamos usar quadras de várias escolas. Agora poderemos realizar em uma quadra só, facilitando o processo”, explicou.
Para a servidora municipal Anny Kaline, de 28 anos, que integra o time de handebol da cidade, a conclusão da obra trará benefícios tanto para os esportistas amadores quanto para os profissionais. “A nossa cidade estava precisando de um ginásio desse tamanho, com medidas oficiais, que antes só havia em São Luís. Ficava complicado treinar e ter um bom rendimento. Temos atletas que fazem parte da seleção brasileira de handebol e eles também estavam sentindo falta de um espaço adequado como esse”, pontuou.
Outras obras na cidade
Durante a agenda em Imperatriz, a comitiva do Governo do Estado também visitou obras em andamento, como a galeria do Riacho Capivara. No local, está sendo feito um amplo trabalho de drenagem profunda em uma área que já foi classificada como zona de risco. A obra é executada pela gestão municipal e conta com contrapartida do Governo do Maranhão.
Após a conclusão da drenagem, será realizada a readequação geométrica do trânsito, com a construção de uma rotatória, garantindo melhor fluidez e segurança viária para quem circula pela região.