Apesar de a Federação Maranhense de Futebol (FMF) ainda estar sob intervenção, os clubes da Série A já estão em campo, mas fora das quatro linhas. As primeiras reuniões para definir o formato do próximo Campeonato Maranhense estão avançadas e a palavra de ordem é: mudança radical.
A principal meta é alinhar a competição às diretrizes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), limitando o calendário a 11 datas. E o que foi acordado até agora aponta para um Maranhense mais enxuto e competitivo.
O Novo Formato: 11 Datas e Classificação Simplificada
O consenso entre os clubes praticamente sacramentou o seguinte desenho para o Estadual:
Fase de Classificação (7 Datas): Todos os oito times da Série A se enfrentarão em turno único (jogos apenas de ida). Isso garante a cada clube sete partidas nesta primeira fase.
Fase Final (4 Datas): Os quatro melhores classificados avançam para as semifinais, disputadas em jogos de ida e volta. A grande final também seguirá o modelo de ida e volta, totalizando as 11 datas estipuladas.
Novidade no Rebaixamento: Fuga do Z-2 com Repescagem
Para dar mais emoção e sobrevida na parte de baixo da tabela, o formato de rebaixamento também será alterado:
Queda Direta: Apenas o último colocado (8º) será rebaixado diretamente para a Série B.
Repescagem: O sexto e o sétimo colocados se enfrentarão em jogos de ida e volta para definir o segundo clube rebaixado.
Segundo apuração do ge, essas mudanças essenciais – formato de datas e repescagem – foram aprovadas com praticamente unanimidade nas primeiras rodadas de negociação.
Propostas que Ficaram de Fora (Por Enquanto)
Nem todas as ideias foram abraçadas de imediato, mas mostram a intenção futura dos clubes:
Divisão de Grupos: A proposta do presidente do Imperatriz, Wagner Aires, de dividir a primeira fase em dois grupos, não avançou.
Aumento de Times: O Lago Verde, ainda como semifinalista da Série B, sugeriu elevar o número de participantes da Série A de oito para dez clubes. A ideia foi rejeitada para a próxima temporada, mas os clubes concordaram em discutir o aumento para os anos seguintes.
Copa FMF: Segue Extinta
Um ponto de clareza nas reuniões é que a Copa FMF continua fora dos planos. Os clubes decidiram manter todas as vagas para as competições nacionais (Copa do Brasil, Série D, etc.) concentradas no Campeonato Estadual, sem a necessidade de uma segunda competição no calendário.