O presidente da Argentina, Javier Milei, manifestou a intenção de sair do Mercosul e afirmou que o bloco apenas favoreceu os industriais do Brasil. O comentário ocorreu durante um pronunciamento de Milei na abertura do Congresso.
“A única coisa que o Mercosul conseguiu desde sua criação foi enriquecer os grandes industriais brasileiros às custas do empobrecimento dos argentinos”, declarou Milei em seu discurso no sábado (1º).
Milei falou por quase uma hora e apresentou um balanço de sua administração e do panorama nacional, concentrando-se principalmente nos seus êxitos econômicos, como a diminuição da inflação e a criação do superávit financeiro. O chefe de Estado também afirmou que este é “o melhor governo da história” e expressou sua gratidão a cada um de seus ministros.
Milei, com críticas ao Estado e à “casta política”, afirmou que o país se transformou drasticamente desde o começo de sua gestão, reafirmando seu compromisso com a diminuição de impostos e a promessa de eliminar as limitações cambiais.
O chefe de Estado declarou que buscará tornar o equilíbrio fiscal uma exigência para os orçamentos estatais e prosseguirá com a privatização das empresas públicas. “Prefiro encolher o Estado e ter menos pobres na Argentina”, afirmou.