A famosa esfera de Las Vegas ganhará uma nova casa: uma segunda unidade da Sphere será construída em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A novidade foi divulgada na semana passada e o projeto é uma parceria da Sphere Entertainment com o Departamento de Cultura e Turismo do emirado.
A data do início da construção não foi revelada, assim como ainda não há uma previsão de abertura e nem a localização exata do futuro projeto.
A única informação é que a Sphere de Abu Dhabi ficará em um “local privilegiado” e terá capacidade semelhante ao endereço de Las Vegas, com mais de 20 mil lugares. O inédito local também servirá para sediar shows e grandes eventos.
“A visão para a Sphere sempre incluiu uma rede global de endereços, e este anúncio é um marco significativo em direção a esse objetivo”, disse em comunicado James L. Dolan, presidente e diretor executivo da Sphere Entertainment.
Segundo Mohamed Al Mubarak, presidente do Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi, a novidade se alinha com a “Estratégia de Turismo 2030” do emirado, que prevê uma série de novos endereços e atrativos culturais pelos próximos anos.
Até 2030, a estratégia prevê aumentar o número de visitantes para 39,3 milhões e crescer a contribuição do turismo no PIB para AED 90 bilhões (cerca de R$ 140 bilhões), além de criar 178 mil novos empregos no ecossistema turístico. Para se ter uma ideia, foram registrados cerca de 24 milhões de visitantes em Abu Dhabi em 2023.
Para 2025, um distrito cultural recheado de museus já está confirmado: é o Distrito Cultural de Saadiyat, à beira das águas do Golfo Pérsico, que terá uma unidade do museu Guggenheim e também o Museu de História Natural de Abu Dhabi.
Fonte: CNN Brasil