Depois de todo um ano se preparando para fazer o Enem, é desesperador perder a prova por imprevistos que podem acontecer no dia. Por isso, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão responsável pela prova, prevê no edital a possibilidade de solicitar a reaplicação do exame.
Essa é uma oportunidade para candidatos que foram prejudicados ao longo da aplicação do exame ou que não puderam comparecer ao local de prova – mas em circunstâncias específicas.
As provas serão reaplicadas para os participantes que se enquadrem nos critérios estabelecidos nos dias 10 e 11 de dezembro. A divulgação antecipada das datas da reaplicação é uma novidade do Enem 2024. O pedido para a reaplicação deve ser feito na página do participante do Enem.
Segundo o edital do Enem 2024, podem pedir a reaplicação, os candidatos que enfrentaram problemas como:
Entre os problemas de saúde que permitem ao candidato solicitar a reaplicação estão doenças como:
É preciso apresentar atestado médico na justificativa do pedido para a reaplicação. As regras do edital definem que o participante que “alegar indisposição ou problemas de saúde durante a aplicação e não concluir as provas ou precisar ausentar-se do local de provas” não pode solicitar a reaplicação.
Segundo o edital, o participante afetado por problemas logísticos durante o primeiro dia de aplicação das provas deverá comparecer no segundo dia e poderá solicitar a reaplicação apenas do primeiro dia de prova.