O primeiro turno da eleição para prefeito de São Luís está marcado para 6 de outubro, mas as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas ainda estão acontecendo e novos nomes podem surgir.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), candidatas e candidatos devem ser escolhidos nas convenções partidárias, que serão realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto.
Até o momento, a corrida eleitoral para o cargo de prefeito tem seis pré-candidatos confirmados pelos partidos: Eduardo Braide (PSD), Duarte Júnior (PSB), Fábio Câmara (PDT), Flávia Alves (Solidariedade), Saulo Arcangeli (PSTU), Wellington do Curso (NOVO) e Yglesio Moisés (PRTB).
Outros nomes podem surgir até as convenções de 20 de julho. o PSOL informou que deve lançar candidatos à Prefeitura de São Luís, porém o nome ainda não foi definido.
Esta matéria é atualizada à medida que os pré-candidatos são confirmados.
Duarte Júnior (PSB)
Duarte Júnior — Foto: Câmara dos Deputados
Duarte Júnior tem 37 anos, é natural do Rio de Janeiro e tem formação como advogado e professor universitário. Atualmente, é deputado federal no primeiro mandato.
Como pré-candidato a prefeito, em 2024, Duarte já foi apresentado oficialmente em vídeos do PSB e também pelo presidente do partido no Maranhão, Carlos Brandão.
Eduardo Braide (PSD)
Eduardo Braide, prefeito de São Luís — Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís
Eduardo Braide tem 48 anos, é natural de São Luís, e tem formação como advogado. Atualmente, está no primeiro mandato como prefeito de São Luís e tentará a reeleição.
Anteriormente, Braide foi diretor-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), secretário municipal do Orçamento Participativo de São Luís, além de deputado estadual por dois mandatos. Também foi deputado federal por dois anos, até assumir a prefeitura.
Fábio Câmara (PDT)
Fábio Câmara — Foto: Divulgação/Câmara Municipal de São Luís/Leonardo Mendonça
Fábio Câmara tem 51 anos, é natural de São Luís, possui ensino superior incompleto e já foi vereador na capital por dois mandatos, sendo um temporário ao assumir a vaga de Ivaldo Rodrigues, em 2022.
O ex-vereador já tentou ser prefeito de São Luís em 2016, pelo PMDB, mas não foi eleito. Atualmente, Fábio é empresário e atua como uma das lideranças do PDT, em São Luís.
Flávia Alves (Solidariedade)
Flávia Alves — Foto: Arquivo pessoal
Flávia Alves tem 41 anos, é natural de São Luís, e possui formação como advogada e pedagoga, além de mestre em Desenvolvimento Regional e especialista em Direito Ambiental e Constitucional.
Em 2023, foi superintendente no Maranhão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e, atualmente, é presidente estadual do Solidariedade.
Como pré-candidata a prefeita, em 2024, Flávia Alves foi anunciada oficialmente em um ato político, no dia 4 de maio, na presença de lideranças do partido.
Saulo Arcangeli (PSTU) é pré-candidato a Prefeutura de São Luís — Foto: Reprodução / TV Mirante
Saulo Arcangeli tem 52 anos, é servidor público federal do Ministério Público da União e professor universitário da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), dirigente sindical do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal (Sintrajufe) e da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas).
Essa será a primeira vez que será candidato a Prefeitura de São Luís. Ele foi candidato ao governo do Estado em 2010, não sendo eleito. Em 2012 e 2016 foi candidato a vereador e prefeito de São Luís, respectivamente, mas acabou não se elegendo. Em 2018, foi candidato a senador do Maranhão.
Wellington do Curso (NOVO)
Wellington do Curso — Foto: Assembleia Legislativa do Maranhão
Wellington do Curso tem 53 anos, é natural de Teresina (PI) e possui formação como professor. Atualmente, é deputado estadual no terceiro mandato.
Wellington também é empresário na área de cursinhos preparatórios para concursos, seletivos e ENEM. Anteriormente, foi militar nas forças armadas, servindo como sargento.
Como pré-candidato a prefeito, em 2024, Wellington foi anunciado oficialmente durante sua filiação ao NOVO, no mês de março, com a presença das lideranças estaduais do partido.
Yglesio Moisés (PRTB)
Yglésio Moyses — Foto: Divulgação/Assembleia Legislativa do Maranhão
Antes, Yglesio também atuou como professor universitário, gestor do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão 1), e foi presidente do Moto Club por dois anos.
Como pré-candidato a prefeito, em 2024, Yglesio ainda não foi lançado oficialmente pelo partido. No entanto, ele mesmo se diz pré-candidato e o PRTB informou ao g1 que fará um ato oficial em breve, em Brasília, para realizar o anúncio.
Fonte: G1