A educação do Maranhão comemora mais um marco importante: a conquista do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – categoria prata, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). Essa distinção é parte das estratégias do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), que busca valorizar e incentivar práticas educacionais voltadas para a alfabetização e a redução de desigualdades no ensino.
O Selo Alfabetização é um reconhecimento às políticas e programas educacionais que atendem aos critérios estabelecidos no edital do Ministério da Educação (MEC), como a adesão a programas nacionais, oferta de formações para profissionais da educação, e a implementação de estratégias que garantam a alfabetização de crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental.
A conquista do Selo Prata, pela Rede Estadual, é um reflexo do compromisso do Maranhão com a educação de qualidade. Nosso esforço em conjunto com os municípios reforça a importância de garantir que todas as crianças maranhenses sejam alfabetizadas no tempo certo, alinhadas às metas do Plano Nacional de Educação (PNE)”, destacou a secretária de Educação, Jandira Dias.
Superação e foco na Aprendizagem O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada promove um regime de colaboração entre a União e os estados, visando que 100% das crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental. Além disso, foca na recomposição das aprendizagens, priorizando crianças nos anos iniciais do ensino fundamental que enfrentaram lacunas devido à pandemia.
Para a secretária adjunta interina de Ensino e Aprendizagem, Patrícia Mesquita, os resultados mostram que os investimentos realizados e as formações continuadas têm sido fundamentais. “Essa conquista é de todos os educadores e gestores que se dedicam diariamente a transformar a realidade educacional no Maranhão. Nossa meta é avançar ainda mais, alcançando a excelência na alfabetização e garantindo o futuro de nossas crianças”, afirmou.
Com esse reconhecimento nacional, o Maranhão se consolida como referência em alfabetização, reafirmando o compromisso de garantir o direito à educação de qualidade para todas as crianças.