O prefeito Eduardo Braide entregou no último sábado (29), a nova Avenida Dr. Carlos Vasconcelos, no Jardim São Cristóvão, totalmente revitalizada. Os serviços foram executados pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). A obra era aguardada há décadas pelos moradores, resolve os problemas históricos de alagamento e dos buracos que comprometiam a mobilidade no local.
Diante de uma grande presença de moradores, Braide destacou a importância da intervenção. “Toda vez que eu passava aqui na Avenida Carlos Vasconcelos, na época de chuva, a gente tinha que esperar a água baixar para poder passar, porque alagava. E quando não era chuva, era tudo esburacado, porque não havia drenagem profunda”, lembrou o prefeito.
Ele reforçou que a modernização do sistema de drenagem exigiu a interrupção temporária da via, mas garantiu um resultado definitivo. “Hoje entregamos uma avenida novinha, sem alagamentos, com asfalto novo e drenagem, iluminação em LED, sinalizada e com as transversais recuperadas. Aqui, é trabalho sem parar”, afirmou.
Durante o evento, Braide anunciou uma surpresa aos moradores do Conjunto dos Sonhos. As máquinas já posicionadas entrarão em operação imediatamente para iniciar a pavimentação de todas as ruas do bairro. “O que eu vi na última vistoria lá não era sonho, era pesadelo. Mas agora vamos deixar todas as ruas um tapete, igual aqui na Carlos Vasconcelos”, disse.
O prefeito também pediu a colaboração da comunidade para manter o espaço limpo, citando o exemplo da Avenida dos Nobres, que, após revitalizada, deixou de registrar descarte irregular de lixo. “Conto com vocês. Mesmo que vocês não joguem lixo, me ajudem a orientar quem ainda joga”, completou.
Obras
Na área de drenagem, os serviços foram igualmente robustos, assegurando uma solução definitiva para os alagamentos históricos. Foram construídos 28 metros de travessia utilizando aduelas de 1,5 metro em linha dupla, além de 35 metros de drenagem profunda com canaleta e outros 40 metros de drenagem profunda com tubos de 600 milímetros. A obra incluiu ainda 1.600 metros de drenagem superficial, acompanhados da instalação de novas sarjetas e meio-fio ao longo de toda a extensão requalificada, permitindo o correto escoamento das águas das chuvas e a preservação do novo pavimento.
“Aqui existiam dois cenários bem conhecidos por todos; no inverno, o alagamento constante; no verão, os buracos que dificultavam a mobilidade. Para mudar essa realidade, fizemos uma intervenção profunda, moderna e planejada. Realizamos drenagem profunda, instalamos novas estruturas de escoamento, renovamos completamente o pavimento, implantamos iluminação de LED e requalificamos as ruas do entorno. O resultado está aqui, uma avenida segura, bonita, funcional e que devolve dignidade a quem depende dela todos os dias”, destacou o secretário de obras, David Col Debella.
Celebração
Durante a inauguração, moradores destacaram a importância da revitalização da via, considerada uma das mais aguardadas da região.
Amaral Rocha dos Santos, morador há 25 anos, celebrou a requalificação. “A entrega foi boa. Essa avenida foi inaugurada ainda no tempo do João Castelo e nunca teve reforma. Agora melhorou demais”.
Para José Salazar, de 82 anos, a obra representa transformação direta na vida das famílias locais. “Pra mim, foi a melhor coisa que já fizeram aqui. As ruas onde meus dois filhos moram estão lindas, tudo feito, tudo melhorado. Quero que ele continue trabalhando nesse ritmo”, declarou.