Logomarca
Últimas Notícias

Protagonismo feminino em destaque na III Game Jam das Iemanas

Rose Castro 26 de novembro de 2025 Destaques Sem comentários
Protagonismo feminino em destaque na III Game Jam das Iemanas

A Game Jam das Iemanas chega em sua terceira edição, reforçando seu papel como uma das maiores iniciativas de incentivo à participação de meninas na tecnologia, programação e criação de jogos digitais no Maranhão. Nesta quinta-feira (27), o Golden Shopping Calhau recebe a etapa final do evento, que consolida uma agenda estratégica do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) em parceria com o Unicef para promover equidade de gênero, inovação e protagonismo juvenil.

A edição deste ano mobilizou todos os 55 Iemas Plenos (IP). A competição foi organizada em duas fases: uma etapa inicial realizada em cada escola, com imersão formativa e desenvolvimento dos primeiros protótipos, e a fase classificatória que selecionou as 10 equipes finalistas (IP Coelho Neto, IP São João dos Patos, IP São José de Ribamar, IP São Luís – Bacelar Portela, IP São Luís – Desembargador Sarney, IP São Luís – Rio Anil, IP São Mateus, IP Timon, IP Vargem Grande, IP Vitória do Mearim).

As estudantes chegarão a São Luís nesta quarta-feira (26), para um dia dedicado exclusivamente à ambientação, testes, mentoria técnica e preparação, garantindo que todas entrem no desafio de criação com segurança, confiança e domínio das ferramentas.

Política pública para inovação e equidade

A Game Jam das Iemanas nasce e cresce a partir das diretrizes do Aditivo à 2ª Década da Vida, firmado entre o Governo do Maranhão e o Unicef. O documento estabelece ações prioritárias envolvendo inclusão digital, inovação, participação juvenil e equidade de gênero, princípios que moldam a concepção da competição e orientam cada etapa do processo.

A iniciativa se destaca por enfrentar desigualdades históricas nas áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Mesmo sendo maioria no país, as mulheres ainda são minoria nas graduações e carreiras ligadas à computação, robótica, engenharia e desenvolvimento de software.

Ao criar uma competição exclusiva para meninas, o Iema garante um espaço seguro, acolhedor e sem barreiras simbólicas, onde elas podem desenvolver competências essenciais para o século XXI, como criatividade, resolução de problemas, trabalho em equipe e domínio tecnológico.

Para a diretora-geral do Iema, Cricielle Muniz, a Game Jam das Iemanas representa uma estratégia potente de transformação social. “Promover um espaço em que meninas possam liderar, inovar e ocupar lugares nas áreas STEAM é uma missão estratégica para nós. O Maranhão precisa de mais jovens mulheres criando soluções, pesquisando, programando, construindo tecnologia e transformando realidades. Cada oportunidade oferecida hoje é uma porta aberta para que elas ocupem, com autonomia e confiança, áreas historicamente masculinas. E o Iema, ao lado do Unicef, segue comprometido em garantir que essas meninas tenham acesso, voz e protagonismo”, destacou.

Tecnologia para criar novas narrativas

Mais do que uma competição de jogos digitais, a Game Jam das Iemanas reforça políticas educacionais do Maranhão, garantindo espaços seguros, criativos e acolhedores, onde meninas podem experimentar, aprender e desenvolver novas habilidades.

A terceira edição marca um avanço na formação de futuras profissionais em programação, design digital e produção de games, fortalecendo o protagonismo feminino em áreas historicamente sub-representadas.

Serviço

O quê: III Game Jam das Iemanas

Onde: Golden Shopping Calhau – Av. dos Holandeses, 200 – Calhau

Quando: Quinta-feira (27), das 13:30h às 17h.




Tags: iema

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.