Logomarca
Últimas Notícias
TCE fiscalizará obras federais inacabadas na área da educação Governo do Maranhão entrega obras de requalificação do retorno do Olho d’Água/Araçagy e da Estrada da Raposa Prefeito Eduardo Braide inaugura novo Centro de Especialidades Bairro de Fátima com ampliação de serviços Guilherme Mulato defende construção de espaço para feirantes da Beira Rio Após virar réu, Bolsonaro nega decreto de golpe de Estado Papão bate o Sousa (PB) e continua vivo na Copa do Nordeste FIFA anuncia Mundial de Clubes Feminino 2028 e Copa das Campeãs 2026 Carnaval do Maranhão 2025 chega ao fim sem ocorrências graves nos circuitos Neguinho da Beija-Flor se despede com título no Carnaval 2025 Homem é preso após agredir a companheira grávida com garrafa, no interior do MA

Mulheres lideram 41,2% dos negócios ativos no Maranhão

Apoiadas pelo Sebrae, mulheres conquistam espaços cada vez mais destacados e planejam avançar, comprometidas com a excelência e a inovação.

admin 20 de novembro de 2024 Sem categoria Sem comentários
Mulheres lideram 41,2% dos negócios ativos no Maranhão

Dados de novembro de 2024 da Receita Federal, revelam que o Maranhão possui 291.969 empresas formais e ativas. Destas, 41,2% são comandadas por mulheres, nas faixas etárias de 35 a 39 anos e de 30 a 34 anos, enquanto que os homens lideram 57,8%.

Na distribuição por setores, as mulheres são mais frequentes no setor do Comércio, comandando 48,03% dos negócios. Em seguida vem o setor de Serviços, com 42,62% e a Indústria, com 6,12%.

Entre os segmentos econômicos com maior participação de sócias mulheres, o destaque é para o de Saúde e Bem-Estar, que aglutina 18,4% das empresas ativas com sócias mulheres, evidenciando o protagonismo feminino em áreas relacionadas ao cuidado e à qualidade de vida. Outros segmentos de destaque são Moda e Confecção, com 14,3% e Supermercados, Hipermercados e Atacadistas de Alimentos, Bebidas e Fumo, com 10,7% de mulheres liderando o negócio.

Mulheres como Ceiça Pinheiro, proprietária da fábrica de Chocolates Paladino, personificam essas estatísticas. Desde 1994, a empreendedora junto com sua mãe, Maria de Lourdes construíram uma jornada empresarial cuja missão é transformar o cacau em experiências únicas para seus consumidores.

Foto: Ascom/ Sebrae

Com determinação e visão empreendedora, Maria de Lourdes criou a marca Chocolates Maroto que, ao longo dos anos, conquistou espaços no mercado e hoje, Paladino, é referência no Norte e Nordeste do Brasil.

Doce Trajetória 

Em 2012, a Chocolates Maroto passou por uma mudança de identidade, com uma atualização na marca que fortaleceu ainda mais a presença no mercado, passando a se chamar Paladino. Essa transformação marcou o início de uma nova era, consolidando uma empresa como sinônimo de qualidade e inovação no setor de chocolates.

Em 2014, a parceria com a maior rede varejista do Maranhão abriu portas para uma expansão significativa, permitindo que os chocolates da marca chegassem a um público ainda maior.

No início, a produção era de 6 toneladas por ano. Mas, com investimentos em tecnologia e inovação, a empresa ampliou rapidamente sua capacidade para 12 toneladas. Atualmente, durante a Páscoa, um dos períodos mais movimentados do ano, a Paladino alcança uma produção de 40 toneladas de chocolate, totalizando 76 toneladas anuais de chocolate.

Investimentos em embalagens, identidade visual, branding e capacitação técnica e consultorias para adequação às normas NR 10 e NR 12, estão entre as ações em que ela contou com o apoio do Sebrae.

Com isso, Ceiça Pinheiro avançou com o empreendimento, apostando em inovação e atualmente na diversificação dos produtos para atender a um mercado em constante evolução. “A Paladino tem investido na diversificação de seu mix de produtos e está estudando a ampliação de sua linha com novas delícias, como alfajores, biscoitos e tabletes de chocolate, agregando valor e aumentando sua competitividade do negócio”, avalia a empreendedora.

O resultado desse investimento é uma marca forte não apenas no Maranhão, mas em franca expansão no Norte e Nordeste, em um crescimento planejado com base na inovação e no cuidado permanente com o negócio, mantendo a essência inicial, mas buscando ser um símbolo de excelência no mercado de chocolates.

Atendimento: elas são a maioria

Maria de Lourdes personifica outra estatística importante. Ela simboliza a maioria dos empreendedores que buscam atendimento no Sebrae. Nesse quesito, as mulheres são a maioria, representando 51% dos atendimentos realizados pela instituição no período de janeiro a novembro de 2024.

Em geral, elas buscam soluções para melhorar a gestão, o marketing, as finanças e a presença digital. Também investem em consultorias para inovação e apostam na identidade visual, na tecnologia e na transformação digital como ferramentas de diferenciação. Além disso, são participantes ativas de ações de capacitação e de projetos como o Delas, de eventos e grupos colaborativos destinados ao fortalecimento dos negócios, desenvolvimento pessoal, empreendedorismo e cooperação produtiva.

A diretora de Administração e Finanças do Sebrae no Maranhão, Edila Neves, ressalta que o Sebrae tem atuado para apoiar as mulheres de negócios do Maranhão. “Nossa atuação é no sentido de valorização da mulher, de sua jornada empreendedora. Com capacitação, consultorias e nossas soluções, temos ajudado as mulheres a vencer obstáculos e a se diferenciarem no mercado. Nosso objetivo é ver um número cada vez maior de mulheres empreendendo com sucesso, contribuindo para o nosso estado e sendo reconhecidas”, manifestou-se a diretora.

Foto: Ascom/ Sebrae

Desafios e conquistas

Em sua jornada como empreendedora, Ceiça Pinheiro relata os desafios enfrentados no dia a dia.

“Ser empreendedora é enfrentar desafios diariamente, que exigem de você um constante aprendizado e dedicação e uma constante capacidade de superação. Dizem  que a mulher é capaz de resolver múltiplas tarefas. E aí a gente, vivenciando o mundo do empreendedorismo, realmente constata isso. Porque a mulher tem que, além da dedicação para o negócio, também tem a família, algo até mais importante do que um negócio. Então, a mulher tem que, sim, ter várias competências e habilidades e isso é muito desafiador e muito gratificante ao mesmo tempo”, explica ela.

A empreendedora destaca sua maior conquista como mulher que empreende, que são a autovalorização e o reconhecimento da sociedade, a família, que representam a comprovação da competência feminina diante de um negócio.

“Todo negócio requer muita responsabilidade e isso para uma mulher é uma valorização imensurável. A gente se sente mais respeitada, mais valorizada, o que é muito, muito, muito gratificante, por nos permitir uma independência e uma liberdade. Essa conquista compensa todos os desafios, os sofrimentos e as dores diárias. Posso dizer que vale a pena passar por tudo isso”, conclui a empreendedora.

“Empreendedoras maranhenses são inspiração e exemplos de resiliência, inovação e visão estratégica. No Sebrae, temos orgulho de contribuir para que essas mulheres transformem sonhos em negócios sólidos e importantes. Nosso compromisso é seguir promovendo oportunidades de capacitação, acesso ao mercado e desenvolvimento, para que elas possam não apenas superar desafios, mas se destacarem como líderes e impulsionadoras do crescimento econômico do nosso estado. Ver tantas mulheres conquistando seu espaço é motivo de celebrar e reforçar a importância de continuar investindo no empreendedorismo feminino”, afirmou Édila Neves.

.




Comentários