Logomarca
Últimas Notícias

Falsos taxistas usam alvarás irregulares para comprar carros com descontos no Maranhão

admin 17 de dezembro de 2024 Policial Sem comentários

Uma investigação do Ministério Público do Maranhão (MP-MA) revelou um esquema de corrupção e sonegação fiscal que utiliza alvarás de taxistas para adquirir veículos com descontos de até R$ 20 mil. A fraude foi destaque em reportagem exibida pelo programa Fantástico, da Rede Globo, na noite deste domingo (15).

Carros de luxo, sofisticados e com placas de números vermelhos — que deveriam ser destinados ao transporte comercial, como táxis — estão circulando em São Luís sem transportar passageiros. No entanto, o que mais chamou atenção foi a identidade de alguns dos beneficiários do esquema: o comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Paulo Fernando Moura Queiroz, outros dois coronéis da corporação e até uma servidora do próprio MP-MA, que integra a equipe de investigação.

O levantamento do MP analisou quase 10 mil veículos comprados com isenção de impostos entre 2020 e 2023, identificando irregularidades em 35% deles. Apesar de estarem registrados como táxis, muitos desses veículos pertencem a empresários, profissionais liberais e servidores públicos, que nunca exerceram a função de taxista.

O caso dos servidores públicos chama ainda mais atenção. Segundo o MP-MA, há 1.038 carros em circulação com alvarás irregulares concedidos a esses profissionais. O promotor Giovanni Cavalcanti, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate à Fraude Fiscal Estruturada (Gaesp), destacou a ilegalidade do ato: “Não há previsão legal que permita a um servidor público possuir alvará de taxista.”

A investigação segue para identificar todos os envolvidos e combater o esquema de sonegação fiscal no estado.




Comentários