Logomarca
Últimas Notícias
TCE fiscalizará obras federais inacabadas na área da educação Governo do Maranhão entrega obras de requalificação do retorno do Olho d’Água/Araçagy e da Estrada da Raposa Prefeito Eduardo Braide inaugura novo Centro de Especialidades Bairro de Fátima com ampliação de serviços Guilherme Mulato defende construção de espaço para feirantes da Beira Rio Após virar réu, Bolsonaro nega decreto de golpe de Estado Papão bate o Sousa (PB) e continua vivo na Copa do Nordeste FIFA anuncia Mundial de Clubes Feminino 2028 e Copa das Campeãs 2026 Carnaval do Maranhão 2025 chega ao fim sem ocorrências graves nos circuitos Neguinho da Beija-Flor se despede com título no Carnaval 2025 Homem é preso após agredir a companheira grávida com garrafa, no interior do MA

Setur-MA conclui primeira expedição de turismo no Polo Sertão Maranhense

admin 18 de fevereiro de 2025 Maranhão Sem comentários
Setur-MA conclui primeira expedição de turismo no Polo Sertão Maranhense

A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA) finalizou, na última sexta-feira (14), a primeira Expedição de Turismo no Polo Sertão Maranhense. Entre os dias 10 e 14 de fevereiro, a equipe técnica percorreu os municípios de Buriti Bravo, Pastos Bons, Nova Iorque do Maranhão, São João dos Patos, Colinas e Presidente Dutra para discutir a institucionalização da região turística, além da legalização e profissionalização dos empreendimentos por meio do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

Nos municípios de Buriti Bravo e Pastos Bons, foram promovidos seminários com gestores municipais, empresários do setor e representantes da sociedade civil. O objetivo foi debater a importância da institucionalização e integração do Polo Sertão Maranhense, além de estratégias para o desenvolvimento do turismo nos municípios participantes.

Durante os encontros, a equipe da Setur-MA apresentou a plataforma do Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMAPA) e destacou as ferramentas do Programa Nacional de Regionalização. Também foram discutidos os procedimentos administrativos para a formalização da Instância de Governança Regional (IGR) do Polo Sertão Maranhense, com a escolha dos membros da Comissão Provisória que organizará a eleição do primeiro presidente da IGR.

Os seminários proporcionaram aos gestores municipais a oportunidade de apresentar um panorama das potencialidades turísticas e do planejamento para o setor em suas cidades. Além disso, a equipe técnica da Setur-MA realizou visitas técnicas a atrativos e empreendimentos turísticos para avaliar o potencial da região na criação de roteiros integrados.

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, destacou a importância do processo de institucionalização do Polo Sertão Maranhense como um passo fundamental para fortalecer a cadeia produtiva do turismo na região.

Estamos promovendo ações e dando total atenção, inicialmente, ao processo de institucionalização do Polo. Depois dessa etapa, trabalharemos em conjunto com os municípios para melhorar a oferta de serviços turísticos. Essa região tem um potencial incrível, e o mapeamento contribuirá para impulsionar o setor”, afirmou.

A prefeita de Buriti Bravo, Luciana Leocádio, elogiou a iniciativa da Setur-MA e ressaltou o compromisso dos gestores municipais na consolidação do Polo Sertão Maranhense.

A criação e institucionalização são fundamentais para o desenvolvimento das atividades turísticas na região. Temos uma localização estratégica e, por isso, nosso foco é atuar de forma integrada com a Setur-MA para fortalecer o turismo e melhorar os serviços oferecidos nos municípios do Polo”, declarou a prefeita.

A superintendente de Regionalização da Setur-MA, Aline Souza, reforçou a importância do trabalho conjunto e do cumprimento das etapas do processo de institucionalização.

Iniciamos uma fase essencial, debatendo a formalização do Polo Sertão Maranhense e apresentando o Programa Nacional de Regionalização. Tivemos um diálogo produtivo com gestores e representantes da sociedade para efetivar essa institucionalização”, concluiu.




Tags: turismo

Comentários