A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc), em parceria com a Associação Bem Comum, a Associação Nova Escola e a Fundação Getúlio Vargas, apresentou um Material Didático Complementar inovador, voltado para estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental das redes municipais de ensino.
A secretária de Educação, Jandira Dias, ressaltou a importância da iniciativa, destacando seu impacto nos indicadores educacionais do estado e no apoio às estratégias locais para o ensino básico. “A distribuição desse material reflete nosso compromisso com a oferta de uma educação de qualidade para todos os estudantes do Maranhão”, afirmou.
O material foi criado com base em princípios como a equidade de gênero e étnico-racial, superação de estereótipos e respeito à diversidade. Elaborado por professores alfabetizadores, o conteúdo dialoga diretamente com a realidade das redes públicas, promovendo práticas pedagógicas inovadoras e contextualizadas.
Além de ampliar o repertório cultural dos alunos, a coletânea incentiva o uso de múltiplas linguagens, explora os gêneros discursivos e cria condições para o pleno desenvolvimento da linguagem escrita. Textos de autores maranhenses foram incorporados para reforçar a identidade cultural e aproximar os estudantes da leitura e escrita.
A coleção inclui o Livro do Estudante, que é consumível e contém atividades práticas, e o Livro do Professor, que traz orientações didáticas acessíveis para facilitar o planejamento pedagógico. Ao todo, a primeira tiragem contou com:
A superintendente de Rede, Planejamento e Regime de Colaboração, Rosangela Rodrigues, destacou o diferencial da iniciativa: “Esse material pedagógico amplia os conteúdos do PNLD e reflete a identidade do território, aproximando os alunos de temas que fazem parte de sua realidade”.
Com foco na qualidade do ensino público, o Maranhão avança no compromisso de garantir uma educação inclusiva, equitativa e eficiente. A iniciativa reafirma a liderança do estado em políticas públicas educacionais e contribui para transformar a realidade dos estudantes, valorizando suas vivências e promovendo oportunidades igualitárias.