O desfile das escolas de samba de São Luís será realizado nos dias 7 e 8 de março, uma semana após o período oficial de Carnaval. Este é o segundo ano em que as escolas desfilam fora do período momesco.
Em 2024, o carnaval de passarela foi realizado nos dias 23 e 24 de fevereiro, após uma reunião entre a Secretaria de Cultura de São Luís e representantes de blocos tradicionais e a Liga das Escolas de Samba de São Luís (LIESMA).
Ainda de acordo com o presidente da Liga, não há como continuar fazendo um desfile simultaneamente com a programação dos artistas nacionais, pois isso impõe à festa uma perda e um desgaste gigantesco. A saída é fazer o desfile após o carnaval, sem a concorrência dos grandes shows.
“Embora o que tenha motivado o deslocamento do ano passado não tenha sido o nosso pleito, uma vez que se deu pela mudança de comando da SECULT que inviabilizou a realização do período oficial, nós tivemos a oportunidade de provar o que vínhamos defendendo: a mudança da data iria oxigenar o espetáculo, visto que saímos da concorrência tanto com os carnavais de escola do Rio e São Paulo, quanto dos grandes shows que invadiram nossos carnavais”, disse Itamilson.
Essa medida, inclusive, já foi tomada por vários outros estados que também tem desfile de escola de samba. Belém, Porto Alegre, Vitória, Macapá, Manaus.
Mocidade da Ilha
Unidos de Fátima
Favela do Samba
Turma da Mangueira
Turma do Quinto
Túnel do Sacavém
Terrestre do Samba
Flor do Samba
Império Serrano
Marambaia