O sorteio do novo Mundial de Clubes acontece nesta quinta-feira (5). No evento, serão definidos os destinos dos brasileiros Flamengo, Palmeiras, Fluminense e Botafogo na competição.
Para a construção dos grupos, vale lembrar uma série de regras que farão parte do chaveamento. Veja a seguir:
Cabeças de chave, Palmeiras, Flamengo, Fluminense e River Plate não podem cair no mesmo grupo de Botafogo e Boca Juniors por integrarem a Conmebol.
Além disso, das equipes presentes no pote 2, Palmeiras, Flamengo, Fluminense e River Plate só podem encarar uma equipe de um seleto grupo de times europeus.
Esses clubes da Europa são: Chelsea, Porto, Inter de Milão e Borussia Dortmund. Estes times obrigatoriamente serão sorteados como desafiantes no grupo dos clubes da Conmebol por serem os quatro melhores ranqueados pela Uefa presentes no pote 2.
Por não estar no primeiro pote, o Botafogo terá vida mais complicada ao rivalizar contra dois clubes europeus na sua chave. Do pote 1, o Glorioso só pode encarar Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique e PSG.
No pote 2, o Botafogo terá o “desconto” de pegar uma das quatro equipes piores ranqueadas, que são: Atlético de Madrid, Benfica, Juventus e RB Salzburg.
FLAMENGO
PALMEIRAS
FLUMINENSE
BOTAFOGO
O novo Mundial de Clubes acontece em modelo semelhante ao ocorrido nas últimas edições da Copa do Mundo. Durante torneio disputado nos Estados Unidos, entre os dias 15 de junho e 13 de julho, oito grupos com quatro times cada se enfrentam em turno único. As duas melhores equipes se classificam para a fase mata-mata, que começa nas oitavas e é decidida em jogo único.
A principal diferença do formato da competição para a Copa do Mundo é que não haverá a disputa do 3º lugar.