Logomarca
Últimas Notícias

CNJ realizará inspeção no Tribunal de Justiça do MA em fevereiro

admin 17 de janeiro de 2025 Destaques Sem comentários
CNJ realizará inspeção no Tribunal de Justiça do MA em fevereiro

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizará uma inspeção no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) entre os dias 3 e 6 de fevereiro, logo no início das atividades da corte. A ação também se estenderá às serventias extrajudiciais do estado.

A decisão foi tomada pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, em novembro de 2024. O objetivo da inspeção é revisar os procedimentos administrativos e judiciais do TJ maranhense, visando aprimorar a prestação de serviços à população nas esferas da Justiça, tanto na primeira quanto na segunda instâncias.

A inspeção incluirá a análise da presidência, vice-presidência, corregedoria estadual, gabinetes dos desembargadores, unidades judiciais e cartórios de registro e tabelionato. A iniciativa será coordenada pelo desembargador Arnoldo Camanho de Assis e pelo juiz Lizandro Garcia Gomes Filho, ambos do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

De acordo com a portaria do CNJ, o relatório final da inspeção deverá tramitar sob segredo de Justiça. Durante o processo, ao menos um juiz e um servidor do Judiciário estadual, com conhecimento sobre o funcionamento dos serviços, acompanharão a ação e fornecerão as informações requisitadas pela equipe da Corregedoria do CNJ.

A equipe terá acesso irrestrito aos sistemas judiciais e administrativos do TJ-MA, incluindo dados sigilosos, e ao menos uma sala no Palácio da Justiça Clóvis Beviláqua será disponibilizada, equipada com computadores conectados à internet e impressora para análise e cópia de documentos.

As atividades jurisdicionais e administrativas do TJ-MA deverão seguir normalmente durante o período da inspeção.

Embora a participação não seja obrigatória, o presidente do TJ-MA, desembargador Froz Sobrinho, e o corregedor-geral de Justiça do Maranhão, desembargador José Luiz de Almeida, poderão se envolver na ação, caso desejem. O procurador-geral de Justiça, Danilo de Castro, presidente da OAB-MA, Kaio Saraiva, e o defensor público-geral do Estado, Gabriel Furtado, também poderão participar, se convidados.

Ainda no primeiro semestre de 2025, tribunais e serventias de outros estados serão submetidos a inspeções semelhantes. Quando a Corregedoria Nacional identifica irregularidades, pode instaurar sindicâncias investigativas para apurar fatos graves apontados nos relatórios.




Tags: Justiça

Comentários