Logomarca
Últimas Notícias

Governo do Maranhão inicia inquérito sorológico da doença de Chagas no município de Axixá

admin 17 de dezembro de 2024 Maranhão Sem comentários
Governo do Maranhão inicia inquérito sorológico da doença de Chagas no município de Axixá

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início, nesta segunda-feira (16), à primeira fase do inquérito sorológico da doença de Chagas no povoado Rui Vaz, em Axixá (MA). O estudo, que seguirá até sexta-feira (20), tem como objetivo levantar o perfil clínico-epidemiológico da doença na região, identificar fatores de risco e propor intervenções para reduzir a transmissão. A ação envolve entrevistas, coleta de materiais biológicos e captura de vetores.

A primeira etapa inclui aproximadamente 12 gestantes e 40 participantes entre familiares e outros moradores da comunidade. Além disso, será realizada a captura de triatomíneos (vetores da doença), com análise em laboratório para identificar a presença do protozoário Trypanosoma cruzi. A segunda fase, prevista para janeiro de 2025, ampliará o estudo para cerca de 1.400 moradores, além da coleta de alimentos locais, como juçara, para análise sanitária.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou a importância da ação: “A ciência é fundamental para planejar medidas preventivas, orientar a população e implementar cuidados específicos para o estado.” Já a chefe do Departamento de Epidemiologia da SES, Monique Maia, reforçou que o estudo ajudará a estruturar estratégias eficazes para a prevenção da transmissão vertical e o cuidado com casos crônicos.

O técnico em entomologia do IOC/Lacen-MA, Elson Costa, explicou o trabalho em campo, que envolve a captura de vetores por meio de armadilhas e análises laboratoriais para identificar infecções. Segundo ele, as amostras de sangue de casos suspeitos também serão analisadas.

A coleta de dados e materiais segue até abril de 2025, quando os resultados serão divulgados. Gestantes participantes, como Talia Marques e Josiane Marques da Costa, elogiaram a iniciativa, destacando a importância do estudo para a prevenção e diagnóstico precoce.

No Maranhão, a doença de Chagas está associada principalmente a surtos causados pelo consumo de alimentos contaminados. O último surto registrado foi em 2017, no município de Pedro do Rosário, causado pela ingestão de vinho de bacaba, afetando 39 pessoas, que receberam tratamento e foram curadas.




Tags: Doenças

Comentários