Logomarca
Últimas Notícias

Assembleia Legislativa do Maranhão aprova PL que aumenta o ICMS

Além do reajuste do ICMS, a Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) também aprovou um projeto de lei que permite ao Governo do Maranhão renegociar as dívidas.

admin 22 de novembro de 2024 Politica Sem comentários
Assembleia Legislativa do Maranhão aprova PL que aumenta o ICMS

Nesta quinta-feira (21), foi aprovado Projeto de Lei, criado pelo Governo de Brandão, que aumenta o ICMS de 22% para 23%. Mesmo com um longo debate e tendo a aprovação da maioria dos deputados estaduais do Maranhão, a decisão ainda gerou discordância entre os parlamentares.

O reajuste do ICMS tem como objetivo incrementar a receita do estado em 2024, de acordo com o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA). Segundo a base governamental, o aumento de 1% no ICMS deve ser destinado ao financiamento do programa social “Maranhão sem Fome”.

Os nove parlamentares que votaram contra ao aumento do ICMS, argumentaram que a ação não traria vantagens ao Maranhão e aos seus residentes, entre eles estão Othelino Neto, Carlos Lula, Rodrigo Lago, Francisco Nagib, Wellington do Curso, Fernando Braide, Leandro Bello, Ricardo Rios e Júlio Mendonça.

Na mesma sessão, os parlamentares também aprovaram a diminuição da taxa do ICMS aplicada à cesta básica no Maranhão. Com a aprovação, ocorreu a diminuição de 10% para 8%.

Além do reajuste do ICMS, a Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) também aprovou um projeto de lei que permite ao Governo do Maranhão renegociar as dívidas. Novamente, os mesmos nove parlamentares se posicionaram contra a proposta.

A votação também permitiu ao Governo Brandão distinguir quem integra a base do governo e quem pertence à oposição. A base do Governo Brandão exigiu coerência de alguns parlamentares que, durante o Governo Flávio Dino, votaram favoravelmente aos aumentos do ICMS ao longo dos quase oito anos de administração.




Tags: ICMS

Comentários