A Seleção Maranhense teve um grande desempenho na 28ª edição do Campeonato Brasileiro de Karatê Shotokan, competição promovida pela Confederação Brasileira de Karatê Shotokan (JKS Brasil) e realizada entre sexta-feira (11) e domingo (13), em Vitória-ES. Contando com 16 caratecas, a delegação maranhense faturou 22 medalhas na competição nacional, sendo cinco ouros, cinco pratas e 12 bronzes, resultados que colocam o Estado entre as referências do país na modalidade.
Uma das principais conquistas do Maranhão no Brasileiro Shotokan foi a medalha de ouro na disputa do Kata Masculino por equipes com atletas entre 17 e 18 anos, com o trio formado por Vítor Augusto Moraes, Daniel Caripunas e João Micael da Silva. Nas competições individuais, Luíza Mendes e Radhyja Costa subiram ao lugar mais alto do pódio no Kata, enquanto João Batista Pereira e João Guilherme Maciel sagraram-se campeões no Kumitê.
Os principais medalhistas do Maranhão no Brasileiro Shotokan foram Vítor Augusto Moraes e Garance Demousseau, que subiram ao pódio quatro vezes cada um: Vítor conquistou um ouro e três pratas, enquanto Garance faturou quatro medalhas de bronze.
“Estou muito feliz com o desempenho no Brasileiro Shotokan. Tive uma longa preparação, adquiri experiência em competições nacionais e internacionais, isso tudo foi fundamental para eu conquistar mais pódios, representar o Maranhão da melhor maneira possível e ganhar a tão sonhada medalha de ouro. Divido os méritos com toda a Seleção Maranhense, que se dedicou ao máximo em busca de excelentes resultados”, afirma Vítor Augusto Moraes.
A delegação do Maranhão também contou com grandes performances de Radhyja Costa e Marco Aurélio Mota. Radhyja ganhou um ouro e dois bronzes, e Marco Aurélio voltou para casa com três medalhas de bronze.
Comandada pelo sensei Marco Aurélio Mota, a delegação do Maranhão na 28ª edição do Campeonato Brasileiro de Karatê Shotokan foi formada pelos seguintes atletas: Daniel Caripunas, Garance Demousseau, Gilbert Demousseau, Hanny Diniz, Hayka Diniz, João Batista Pereira, João Guilherme Maciel, João Micael da Silva, Joaquim Henrique Filho, Leopoldo Martins, Luíza Mendes, Marco Aurélio Mota, Paulo Silveira, Radhyja Costa, Samuel Amorim e Vítor Augusto Moraes.
Daniel Caripunas, Vítor Augusto Moraes e João Micael da Silva – Kata equipe 17/18 anos masculino
Luíza Mendes – Kata individual sênior, faixa vermelha a verde
Radhyja Costa – Kata individual 15/16 anos, faixa roxa a preta
João Batista Pereira – Kumitê individual 19/37 anos, faixa vermelha a verde, 66-75kg
João Guilherme Maciel – Kumitê individual 7/8 anos, faixa vermelha a verde
Vítor Augusto Moraes – Kata individual 17/18 anos, faixa vermelha a verde
Vítor Augusto Moraes – Kumitê individual 17/18 anos, 65kg
João Guilherme Maciel – Kata individual 7/8 anos, faixa vermelha a verde
Hayka Diniz – Kata individual 15/16 anos, faixa vermelha a verde
Vítor Augusto Moraes e João Micael da Silva – Kumitê equipe 17/18 anos
Radhyja Costa – Koten kata 13/18 anos, feminino
Leopoldo Martins – Kumitê individual 19/37 anos, +76kg
Garance Demousseau, Hanny Diniz e Luíza Mendes – Kata equipe
Garance Demousseau – Kata individual 19/37 anos, faixa roxa a preta
Garance Demousseau – Koten kata 19/49 anos
Garance Demousseau – Kumitê individual 60-70kg
Hayka Diniz e Radhyja Costa – Kumitê equipe
Samuel Amorim – Kumitê individual 11/12 anos
Marco Aurélio Mota – Koten kata 19/49 anos
Marco Aurélio Mota – Kumitê individual 38/48 anos.
Marco Aurélio Mota – Kumitê Open 19 anos acima.
Hanny Diniz – Kata individual 17/18 anos, faixa roxa acima